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Porto Velho financia bolsas de mestrado em educação a professores da rede municipal

Inscrições seguem até o fim desse mês de forma virtual


Porto Velho financia bolsas de mestrado em educação a professores da rede municipal - Gente de Opinião

Em um ato de compromisso com a educação pública, a Prefeitura de Porto Velho financiará 45 bolsas do curso de mestrado em educação para professores da rede municipal de ensino. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 31 de março.

O município, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), firmou parceria com a Faculdade Católica de Rondônia para financiar o curso. Os professores deverão ser aprovados por meio de processo seletivo e preencher os requisitos previstos na Portaria 64-2022/Astec/Gab/Semed.

A titular da Semed, Gláucia Negreiros, afirma que preparar os professores com cursos de formação faz parte do roteiro da gestão em exercício. “É uma conquista para a categoria dos professores e também para a Prefeitura que sempre buscou a valorização de nossos profissionais da educação”, disse.

Para concretizar o feito, foram reunidos muitos esforços, com destaque para o Departamento de Políticas Educacionais (DPE) e Assessoria Técnica da Semed (Astec). O curso será ofertado por meio do Projeto de Cooperação Institucional (PCI), antigo Minter, firmado com Universidade do Vale do Itajaí (Univali), recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que carrega o Conceito 5.

Financiamento faz parte de diversas ações de valorização da categoria Financiamento faz parte de diversas ações de valorização da categoriaO prefeito em exercício, Maurício Carvalho, comentou que o município busca intensificar as ações de valorização dos professores. Um exemplo disso, foi a bonificação paga em dezembro de 2021, além dos investimentos que se alinham em todas as esferas dos planos de educação.

“Nossos profissionais dão o seu melhor todos os dias nas escolas e na própria secretaria, com o trabalho administrativo e técnico que fazem a máquina escolar toda funcionar no âmbito urbano e rural. Temos em vigência o Plano Municipal de Educação (PME). Nesse caso específico, a meta 14, que proporciona a qualificação profissional em nível de pós-graduação stricto-sensu aos professores que fazem a cobertura da rede de ensino”, explicou.

Para o diretor acadêmico da Faculdade Católica de Rondônia, Prof. Dr. Pedro Abib, a parceria incentiva e facilita a formação dos docentes, além de buscar combater o déficit regional.

Ação busca combater déficit regional no âmbito da educação Ação busca combater déficit regional no âmbito da educação“Esta parceria com a Prefeitura, através da Semed, faz parte de um grande projeto da FCR de contribuir com a diminuição das assimetrias regionais, em especial a de formação nos níveis mais altos do ensino formal: mestrado e doutorado. O município dá um passo importantíssimo e que temos a certeza é só o início da mudança dessa realidade. Sabemos que há um grande déficit regional e, sobretudo, nas redes públicas de educação de nossos municípios e estados. Estas iniciativas vão ao encontro dos planos nacional, estadual e municipal de educação”, explica.

INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser feitas na página da Faculdade Católica de Rondônia. Um pré-requisito é ter currículo atualizado cadastrado na Plataforma Lattes. O procedimento exige: (1) preenchimento do Formulário de Inscrição; (2) pagamento do boleto ou, no caso de professores da Semed, envio do último contracheque para fins de isenção da taxa de inscrição; e (3) envio, para o e-mail minter.educacao@fcr.edu.br, até a data limite prevista para as inscrições, de cópias digitais dos seguintes documentos: (a) Currículo Lattes, acompanhado de documentação comprobatória digitalizada, em especial o diploma e histórico de graduação; (b) Memorial Acadêmico (Pré-Projeto de Pesquisa), conforme modelo disponibilizado no edital .

Para participar da seleção, as/os profissionais deverão ter diploma de graduação plena de bacharelado ou de cursos superiores de tecnologia. Além disso, deverão estar em efetivo exercício nas escolas de educação básica ou atuando em cargo técnico na secretaria de educação.

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