Quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 - 06h40
Na última quarta-feira, foi realizada a inauguração da Escola Sebastião Camargo, fruto de uma ação conjunta entre duas instituições responsáveis por grande desenvolvimento no estado de Rondônia: a Construtora Civil Camargo Corrêa e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/RO), umas das instituições pertencentes ao Sistema FIERO. O objetivo é suprir uma carência rondoniense, oferecendo capacitação profissional e propor geração de emprego.
Responsável pela construção civil da Usina Hidrelétrica Jirau, uma das principais obras do PAC, a Construtora Camargo Corrêa sempre atua identificando e oferecendo condições de melhorias nas áreas de atuação da empresa. Milhares de empregos foram gerados pela construtora no canteiro de obras da usina. Outros grandes projetos sociais também foram inseridos na região de influência do empreendimento. Iniciativas como o Escola Ideal, Futuro Ideal e Ideal Voluntário, voltados para crianças, adolescentes e jovens de até 29 anos, visam resguardar e atender o direito desse público, além de promover a qualidade de ensino, educação e a qualificação profissional, gerando, mão de obra qualificada e trabalho para a população local.
Para Marco Bucco, diretor da Camargo Corrêa, a escola Sebastião Camargo tem tudo que é preciso para ajudar no desenvolvimento da região. “Temos uma preocupação social por onde passamos e essa escola com certeza vai atender as necessidades locais. Ficamos muito felizes em poder proporcionar essa benfeitoria para a população daqui”, disse Marco.
Já o Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Denis Baú, sempre interado com produtos de última geração, conta que na construção foram investidos materiais modernos e de alta tecnologia. “O prédio foi construído num tempo record, em menos de um ano, mas fizemos de forma que ele possa beneficiar o desenvolvimento do estado por muitos e muitos anos”, disse Baú.
O Sistema FIERO engloba uma série de outras ações em que os principais beneficiados são a Indústria e a população de um modo geral. Fazem parte do Sistema, o Serviço Social da Indústria – SESI, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI e o Instituto Euvaldo Lodi – IEL. Através dessas renomadas instituições, acontecem cursos profissionalizantes, ações sociais, ações de saúde, de educação, de sustentabilidade e de responsabilidade com a sociedade em geral.
A concretização de mais esta parceria entre a Camargo Corrêa e o SENAI na construção da escola Sebastião Camargo comprova que investir em desenvolvimento social é a melhor forma para aprimorar as condições de vida de um povo, capacitando as pessoas e permitindo à elas a certeza de um futuro promissor no quesito profissional e pessoal.
A escola Sebastião Camargo foi construída com material de alta tecnologia. Sua estrutura é de metal, as lajes em steel deck - composta por uma telha de aço galvanizado e uma camada de concreto. As paredes externas têm placas de aço com revestimento no meio e a montagem da escola foi feita com mão de obra local. A Instituição ainda conta com 12 salas de aula e laboratórios para as aulas práticas.
O Nome da escola é uma homenagem ao fundador do Grupo Camargo Corrêa, Sebastião Camargo e será sede dos projetos sociais que a empresa desenvolve no estado, como, por exemplo, o Projeto Geração Sustentável que oferece cursos gratuitos, por meio da metodologia SENAI, específicos da área da construção civil pesada.
Fonte: Naiana Mello
Senac abre portas para a transformação educacional e social há 79 anos
O Senac está comemorando 79 anos de história e é hoje uma referência em educação profissional no Brasil. Ao longo dessas quase oito décadas, a insti
Prefeitura de Porto Velho oferta mais 45 vagas para mestrado e doutorado em Educação Escolar
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), firmou mais um convênio com a Universidade Federal de Rondônia (Uni
Matrículas na rede municipal de ensino encerram no próximo dia 10 de janeiro
Os pais e responsáveis por estudantes contemplados na Chamada Escolar 2025, têm até o dia 10 de janeiro para garantir a matrícula nas escolas da rede
O mercado de trabalho vem exigindo cada vez mais dos profissionais capacitação diferenciada e aprimoramento das competências comportamentais. Por is