Quinta-feira, 20 de agosto de 2015 - 13h20
No próximo dia 25 de agosto, a capital rondoniense receberá a 2ª. edição do ciclo de seminários Aprova Brasil, promovido pela Fundação Santillana com o apoio da Avalia Educacional e a parceria institucional da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc-RO), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Rondônia (Undime-RO) e também do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O objetivo do encontro é refletir com educadores, gestores e instituições públicas de ensino as perspectivas e os desafios em torno das avaliações nacionais de larga escala - como a Prova Brasil, que será realizada em novembro deste ano -, analisando também a realidade local e o contexto das avaliações no cenário educacional do Estado de Rondônia.
“O País dispõe de um grande conjunto de instrumentos de avaliação na educação básica. Acreditamos que os seminários podem contribuir para fomentar melhorias na aprendizagem dos alunos, a partir do aprofundamento de reflexões que orientem o melhor uso e interpretação dos resultados dessas avaliações nacionais”, comenta Luciano Monteiro, secretário-executivo da Fundação Santillana no Brasil.
Em Porto Velho, o seminário Aprova Brasil será realizado em 25 de agosto, a partir das 7h30, na Escola Estadual de Ensino Médio Major Guapindaia, localizada na Rua Padre Chiquinho, 2375, no bairro São João Bosco. O evento contará com a participação da secretária de Estado da Educação de Rondônia, professora Fátima Gavioli, que ministrará a palestra “As avaliações e a realidade do Estado de Rondônia” e também de um representante da Undime-RO, que falará no painel “As avaliações e a escola”.
Já o especialista Cipriano Carlos Luckesi, doutor em Educação e autor de diversos livros na área, apresentará um panorama das principais avaliações educacionais do País e debaterá com os educadores sobre as reflexões mais recentes que embasam ações especialmente para a melhoria da qualidade de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental. “É importante conhecermos as possibilidades e limites da avaliação de larga escala. Nós, educadores, podemos colaborar com esses processos, como avaliadores, aplicando os instrumentos, e como gestores da sala de aula, servindo-nos dos seus resultados para uma melhoria efetiva das nossas práticas individuais e coletivas”, afirma o prof. Luckesi.
A 2ª. edição do ciclo de seminários Aprova Brasil já passou por Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ), entre maio e junho de 2015, reunindo mais de 5 mil educadores de cerca de 400 municípios do País.
Sobre a Fundação Santillana
Constituída em 1979, a Fundação Santillana atua em prol da educação e da cultura no Brasil e na Ibero-América. Suas ações estão ligadas ao universo da educação, informação e edição, áreas onde tem elevado conhecimento graças à atuação dos grupos Santillana e Prisa, mantenedores da entidade. No Brasil desde 2001, a Fundação Santillana visa contribuir para o desenvolvimento educacional do País, fomentando diversas atividades que beneficiam estudantes, educadores e instituições educativas públicas e privadas. Promove e apoia cursos de formação, seminários e oficinas para professores e gestores; publica e divulga obras de referência nas áreas de avaliação e políticas públicas educacionais; além de estabelecer parcerias para a viabilização de projetos de incentivo à leitura, cultura e cidadania. Desde 2014, conduz o programa “Liderança e conhecimento educativo”, que compartilha experiências inovadoras e difunde informações relevantes e estratégicas para a eficiência na gestão pública educacional.
Fonte: Mariana Shinkawa - mariana.shinkawa@s2publicom.com.br
O governo de Rondônia inicia na próxima segunda-feira (13), o período de matrícula online para estudantes com deficiência e Transtorno Global do De
Programa Faculdade da Prefeitura abre inscrições para processo seletivo
As inscrições para o Processo Seletivo 2025.1, do Programa Faculdade da Prefeitura, começam na próxima segunda-feira (13) e vão até 19 de janeiro de 2
Senac abre portas para a transformação educacional e social há 79 anos
O Senac está comemorando 79 anos de história e é hoje uma referência em educação profissional no Brasil. Ao longo dessas quase oito décadas, a insti
Prefeitura de Porto Velho oferta mais 45 vagas para mestrado e doutorado em Educação Escolar
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), firmou mais um convênio com a Universidade Federal de Rondônia (Uni