Quinta-feira, 15 de agosto de 2024 - 13h23
Investir em acessibilidade nas escolas da rede municipal de ensino é garantir o direito de centenas de crianças e jovens portovelhenses à educação. A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), se preocupa com a inclusão das crianças com deficiência, adotando medidas para tornar as unidades de ensino mais acessíveis.
Além das adaptações físicas nas escolas, as crianças com deficiência motora contam com cadeiras adaptadas e personalizadas à sua limitação. Esses investimentos oferecem condições necessárias para que as crianças se motivem a frequentar as aulas diariamente, visto que um ambiente propício e agradável remete ao ensino e aprendizagem.
A Semed entregou nas unidades escolares, nesse mês, 101 conjuntos de cadeiras e mesas adaptadas e personalizadas para atender cerca de 70 alunos matriculados na rede municipal. O equipamento mobiliário vai ser utilizado em sala de aula, com o objetivo de integrar os estudantes ao ensino regular com condições, segurança e autonomia para eles aprenderem.
De acordo com a secretária de Educação, Gláucia Negreiros, os alunos da Educação Infantil vão ter a oportunidade de evoluir e melhorar o aprendizado no dia-a-dia com essa nova cadeira adaptada. “Os alunos que necessitam de atenção especial antes já não vão mais necessitar de uma pessoa para segurar, pois a cadeira tem sustentação com cinto de segurança do corpo, não havendo mais o risco de cair. Com a cadeira apropriada para a deficiência dele, o aluno vai ganhar uma independência maior e melhora significativa na educação”.
De acordo com a Semed, os conjuntos de cadeiras e mesas adaptadas atendem ainda
crianças com mobilidade reduzida e essa aquisição foi realizada com recursos próprios da prefeitura. A secretária Gláucia Negreiros frisou a importância das
cadeiras. “Elas são personalizadas, ou seja, de acordo com as medidas dos
alunos, conforme sua necessidade, uma preocupação que temos para que sirva para seu
desenvolvimento escolar e que continue frequentando a escola”.
ACESSIBILIDADE
A acessibilidade significa dar condições e possibilitar, a todos, segurança,
autonomia, garantia de direitos, a fim de que possam viver com dignidade. Portanto,
a escola desempenha um papel muito importante na vida da criança e do jovem,
pois possui valor social em seu desenvolvimento.
VANTAGENS DA CADEIRA ESCOLAR ADAPTADA
Entre as diversas vantagens que a cadeira escolar adaptada pode oferecer, merece destaque o fato de ela propiciar maior conforto físico e psicológico ao estudante, o que influencia diretamente no rendimento da aprendizagem. Além disso, a cadeira escolar adaptada ainda oferece a vantagem de não correr o risco de escorregar e manter a postura adequada e correta da criança ou adolescente que a estiver usando.
Por fim, a cadeira escolar adaptada ainda agrega a vantagem de
cumprir os requisitos legais básicos de que todos os estudantes deficientes
possam estudar adequadamente, sem sofrer nenhum tipo de constrangimento por
conta de seu problema físico.
Justiça assegura a continuidade do Curso de Medicina da FIMCA Vilhena
A Faculdade Integrada Aparício Carvalho Vilhena (FIMCA Vilhena), instituição de ensino superior com sede em Vilhena, Rondônia, recebeu uma importan
Prorrogado o prazo de inscrição no Seletivo Unificado (PSU/IFRO) 2025/1 do IFRO
Foram prorrogadas as inscrições do Processo Seletivo Unificado (PSU/IFRO) 2025/1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.
PS UNIR 2025 - Inscrições abertas para 2.662 vagas em 64 cursos de graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu nesta sexta-feira (20) as inscrições para o PS UNIR 2025, que irá selecionar novos alunos para ingre
O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal para obrigar, com urgência, a Universidade Federal de Rondôn