Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Primeira edição do Aulão para Enem 2022 reúne cerca de 900 alunos no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho


O aulão tem por objetivo preparar e auxiliar estudantes dos terceiros anos do ensino médio para Enem 2022 - Gente de Opinião
O aulão tem por objetivo preparar e auxiliar estudantes dos terceiros anos do ensino médio para Enem 2022

A primeira edição do Aulão “Trilhando rumo ao Enem” deste ano, aconteceu  na última sexta-feira (27), no Teatro Palácio das Artes em Porto Velho, e reuniu estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio de escolas da Rede Estadual da Capital. De iniciativa do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, em trabalho desenvolvido pela Coordenadoria Regional de Educação – CRE de Porto Velho, o aulão tem por objetivo, preparar e auxiliar estudantes para o Enem 2022. Em torno de 900 alunos se fizeram presentes na ocasião.

Cerca de 900 alunos das Escolas Estaduais de Porto Velho participaram do aulão

As área de conhecimento abordadas durante as aulas foram, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias — com Gramática e Literatura; além de Ciência da Natureza e suas Tecnologias — com Química e Biologia.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal no youtube da CRE Porto Velho, que está disponível para quem tiver interesse em assistir.

Ana Cristina Leandro, coordenadora Regional de Educação de Porto Velho, comenta que o projeto é importante para a preparação dos alunos que vão fazer o Enem em novembro. “O projeto foi iniciado com o primeiro aulão e já está sendo desenvolvido nas escolas com aulas individuais”, pontua.

Os estudantes se mostraram animados com o conteúdo apresentado. Maessa Rebeca, do 3º ano da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral 4 de Janeiro. “O primeiro aulão está sendo maravilhoso, é um reforço para a gente, então temos que aproveitar”, declara fazendo o sinal e exclamando #agoravai.

Antônio Bispo, aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Eduardo Lima e Silva, da zona Sul da Capital, concorda, “o aulão nos auxilia e ajuda bastante para realização da nossa prova do Enem”, pontua.

Thiago Henrique do Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra, do último ano do ensino médio, está ansioso e demonstrou entusiasmo. “Estou focado nos estudos, aprendendo a controlar a minha ansiedade e o aulão está me ajudando nesse sentido”, comenta.

A professora Raquel Furtado incentivou os estudantes não deixarem de participar dos próximos, pois as dicas são importantes para ter um bom resultado na prova. O  próximo aulão está previsto para o dia 23 de junho, como uma segunda etapa da preparação.

ENEM 2022

O Enem 2022 será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro, tanto na versão impressa quanto na digital.

Em 2020, por conta da pandemia da covid-19, o Enem foi modernizado e o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep.

As notas do Enem podem ser usadas para ter acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Olimpíada de Administração abre inscrições para edição de 2025

Olimpíada de Administração abre inscrições para edição de 2025

Mostrar o valor da sustentabilidade nas organizações e formar profissionais mais conscientes. Esse é o principal objetivo da 2º Olimpíada Brasileira

Professora de Cabixi (RO) é homenageada por projeto que promove igualdade racial na educação

Professora de Cabixi (RO) é homenageada por projeto que promove igualdade racial na educação

A professora Kerlen Patricia de Oliveira Souza, da Escola Municipal Chico Soldado, localizada no município de Cabixi (RO), foi homenageada com um Vo

Campanha de arrecadação de livros marca o Dia do Livro Infantil em parceria com a AJEB-RO

Campanha de arrecadação de livros marca o Dia do Livro Infantil em parceria com a AJEB-RO

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, a Biblioteca Municipal Francisco Meireles, em parceria com a Associação

Deficiente auditivo destaca importância do aprendizado de Libras

Deficiente auditivo destaca importância do aprendizado de Libras

O jovem Gabriel Franco dos Santos, 25 anos, disse que o aprendizado de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, pela população ouvinte, tem um impact

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)