Sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017 - 16h58
A Universidade Federal de Rondônia (Unir) enviou uma comitiva formada por um professor e acadêmicos para participação no 32º Congresso Internacional de Educação Física (FIEP), realizado na primeira quinzena de janeiro, em Foz do Iguaçu (PR).
Além da apresentação de vários trabalhos no Congresso, os representantes rondonienses trouxeram na bagagem, a resposabilidade de realizar no Estado, o 11º Congresso Brasileiro de Educação Física, que reunirá as maiores autoridades do assunto no Brasil.
Segundo o professor Bernardino Neto, trata-se de um evento único voltado para a área do desporto e do esporte, no mês de setembro de 2017. O Congresso tem como objetivo dar uma visão diferenciada aos projetos voltados para praticas esportivas, e buscar políticas públicas sérias para a área do desporte, lazer, e, sobretudo, melhorar a qualidade de vida da população.
"Deveremos ter uma programação que envolva Cursos de aperfeiçoamento, Sessões Científicas, Conferencias, Feiras Esportivas e Eventos Paralelos. Estamos muito satisfeitos com os avanços que iremos atingir no Estado após o Congresso", disse Bernardino, que é professor da Universidade Federal de Rondônia.
No momento, Bernardino está buscando apoio de instituições de ensino superior, estado e município para deixar tudo pronto até setembro. "É um evento de grande porte, jamais visto na área científia esportiva em Rondônia. Em breve, estaremos anunciando toda a programação à população e interessados em participar do Congresso", finalizou.
FIEP
O professor João Bernardino Neto participou do evento representando a Universidade Federal de Rondônia – UNIR - que é presidente do Comitê Norte da FIEP e Delegado no estado de Rondônia, e ainda pelos alunos, Paola Tristão de Lima, Tiago Monteiro de Oliveira, Yuri da Silva Teixeira, Welington Antônio Madalena, Everton Gonçalves Macedo e Maycon Bruno Vieira de Almeida todos acadêmicos do Curso de Educação Física da universidade.
Bernardino Neto participou como Coordenador do Seminário de História da Educação Física da FIEP, e ainda do Fórum da Educação Física Escolar e do Seminário de Atividades Físicas na Atenção a Saúde. Recebeu um certificado da Federación internacional de La Educación Física, Sección Internacional de Historia da Colômbia Por su compromiso y la difusión de los valores FIEP durante la Olimpiada de Rio 2016.
No dia 16 de Janeiro, Paola Tristão de Lima Acadêmica do 7° período de Educação Física da UNIR, apresentando trabalho de Título: Estudos antropométrico de Estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública de município de Porto Velho Rondônia. O trabalho teve como autores os acadêmicos Rosa de Luz Ambrósio dos reis Miranda Sá, Ellen Maria Isis Leite Morales, Paola Tristão de Lima, Ivete de Aquino Freire e Ramon Núnes Cárdenas.
"Foi uma experiência excelente, onde pudemos apresentar nossa pesquisa, para pessoas de diversos lugares do Brasil e do Mundo obtendo uma enorme aceitação, elogios e dicas para novas pesquisas quem estão por vir. Um local onde todos estão por conta de um mesmo objetivo, e isso nos faz evoluir ainda mais, com integração com vários professores e de nacionalidades diferentes, troca de informações, e com toda certeza saio do congresso com gosto de quero mais e quem sabe um dia serei um dos palestrantes ou um dos professores que ministram os cursos na FIEP. Agradeço em especial ao professor Bernardino que está nos proporcionando esta grande oportunidade", Paola Tristão - Acadêmica do 7º período de Educação Física da Unir.
PARTICIPAÇÃO
O evento contou com a participação de dezoito países e mais de mil e setecentos participantes entre profissionais da área, gestores, professores e alunos, tendo transmissão simultânea das palestras por meio do Conselho Federal de Educação Física, o Confef.
Foram realizados 35 cursos de aperfeiçoamento, e paralelo tiveram 6 eventos, entre eles o XIV Congresso Cientifico Latino americano da FIEP, e o Congresso Brasileiro Cientifico da FIEP Brasil. A FIEP está constituída no Brasil desde 13 de agosto de 1949, atualmente tem Delegados Regionais e Adjuntos em todos os Estados.
Tem como objetivo favorecer em todos os países, o desenvolvimento das atividades físicas, educativas, recreativas e de lazer, para a formação dos professores, atualizando e aperfeiçoamento constante e contribui para a cooperação internacional neste domínio.
Fonte: Marcos Santana
O governo de Rondônia inicia na próxima segunda-feira (13), o período de matrícula online para estudantes com deficiência e Transtorno Global do De
Programa Faculdade da Prefeitura abre inscrições para processo seletivo
As inscrições para o Processo Seletivo 2025.1, do Programa Faculdade da Prefeitura, começam na próxima segunda-feira (13) e vão até 19 de janeiro de 2
Senac abre portas para a transformação educacional e social há 79 anos
O Senac está comemorando 79 anos de história e é hoje uma referência em educação profissional no Brasil. Ao longo dessas quase oito décadas, a insti
Prefeitura de Porto Velho oferta mais 45 vagas para mestrado e doutorado em Educação Escolar
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), firmou mais um convênio com a Universidade Federal de Rondônia (Uni