Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Professores de escolas indígenas da região do Madeira Mamoré participam de encontro pedagógico


Após quase dois anos sem capacitação presencial, o encontro reuniu os professores da região do Vale do Mamoré - Gente de Opinião
Após quase dois anos sem capacitação presencial, o encontro reuniu os professores da região do Vale do Mamoré

Professores indígenas e não indígenas lotados na rede de ensino do Estado na região do Vale do Mamoré, compreendendo Guajará-Mirim, Nova Mamoré e distritos,  reunidos no auditório da Universidade Federal de Rondônia (Unir)/Campus de Guajará-Mirim para uma capacitação presencial. O treinamento acontece depois de quase dois anos devido a pandemia da covid.

O encontro pedagógico com o tema “Outros olhares e novos caminhos: planejar, ensinar e avaliar”, foi ofertado para os 134 professores lotados nas 34 escolas indígenas existentes em Guajará-Mirim e Nova Mamoré que integram os Polos Terrestre, Pacaás Novos, Mamoré e Guaporé.

Foram abordados temas como fundamentos e práticas no processo de avaliação; formação para acolhimento no contexto sócio emocional; mediação tecnológica; inspeção escolar; arte e a educação física interdisciplinar; processo de alfabetização com professores indígenas e informes gerais. O Setor de Educação Escolar Indígena (Seei), da Coordenação Regional de Ensino (CRE), por meio da Secretaria de Estado da Educação foi responsável pelo treinamento.

O ano letivo de 2021 foi encerrado recentemente, o encontro foi considerado uma importante ferramenta para aquisição de conhecimentos, destacou o professor indígena há 23 anos e vereador Wem Cacami Cao Orowaje.

Professor e indígena, Wem Cacami destaca a importância da capacitação

“O encontro pedagógico direcionado aos professores indígenas, que estão retornando agora de forma presencial, é de grande importância não só para nós mas também para nossos alunos”, destacou o professor Cacami da escola indígena Paulo Saldanha Sobrinho, localizada na aldeia Sagarana.

A chefe do setor de educação escolar indígena Jap Verônica Oro Mon destacou o encontro além de contribuir para prática pedagógica dos professores, serviu também como uma formação contínua. Lembrou que os professores, as escolas e a população indígena precisam se readaptar, se reinventar. Ainda frisou que um dos objetivos do setor indígena é contribuir para melhorar o ensino aprendizagem dos alunos indígenas.

O acolhimento presencial dos professores é importante tendo em vista que as aulas nas escolas indígenas ficaram paralisadas durante um ano e meio, retornando em agosto de 2021, mediante a uma nova portaria estabelecida pela Seduc. O ano letivo de 2021 encerrou agora no dia 13 de abril, e em seguida no dia 14 de abril iniciou o ano letivo de 2022. “Queremos contribuir com a prática dos professores com a aquisição de novos conhecimentos, novas metodologias que contribuirão na prática pedagógica dentro das escolas indígenas”, ressaltou Jap.

A professora Roseane Oliveira de Souza, coordenadora em exercício da CRE; a professora Eucine Oliveira Pires Santos, coordenadora da CRE, no momento de licenciada; o secretário regional da Casa Civil, Flávio Derzete da Mota; e professores da rede estadual prestigiaram a abertura do evento.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres

Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres

O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu

Ações voltadas à educação, saúde dos educandos e entrega de kits para todos os alunos da rede municipal de ensino são prioridades da gestão Hildon Chaves

Ações voltadas à educação, saúde dos educandos e entrega de kits para todos os alunos da rede municipal de ensino são prioridades da gestão Hildon Chaves

Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84

Abertas as inscrições do Processo Seletivo Unificado 2025/1

Abertas as inscrições do Processo Seletivo Unificado 2025/1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia inicia as inscrições para mais de 4 mil vagas no Processo Seletivo Unificado (PSU/

Programa Saúde Escolar acolhe crianças e adolescentes e facilita o aprendizado em Porto Velho

Programa Saúde Escolar acolhe crianças e adolescentes e facilita o aprendizado em Porto Velho

Com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes, oferecendo ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde e bem-estar,

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)