Quarta-feira, 19 de outubro de 2011 - 17h55
A prefeitura de Porto Velho apoia a formação continuada de seus profissionais de educação, tanto que vem formalizando nos últimos anos convênios e aderindo a programas, com a parceria do governo federal, para incentivar os educadores a buscarem aprimoramento em sua formação profissional. Segundo a secretária municipal de Educação, Fátima Ferreira, isto garante uma melhor atuação do docente. “Estamos sempre atentos aos programas, cursos, oficinas e demais ações que geram mais conhecimento aos nossos profissionais da educação e os incentivamos a participarem, dando ênfase as especializações e mestrados”, disse.
A secretária citou a Universidade Aberta (UAB), um programa do governo federal coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) realizado em parceria com a prefeitura da capital e a Universidade Federal de Rondônia e que oferta cursos de graduação, pós-graduação e de extensão universitária, modalidade à distância semipresencial, visando ampliar o número de vagas da educação superior, promover a formação inicial e continuada para os profissionais do magistério e para os profissionais da administração pública.
“A implantação do UAB é mais uma iniciativa do prefeito Roberto Sobrinho visando a formação dos educadores, o que implica numa educação de qualidade levada para a sala de aula”, disse Fátima. Já a coordenadora do UAB em Porto Velho, Rosângela Teixeira Amoedo, adiantou que os cursos são validados e reconhecidos pelo MEC.
Matemática
Rosângela destaca também que abriu no dia 7 de outubro o processo seletivo para admissão da turma 2012 do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). As inscrições são no site http://www.profmat-sbm.org.br/ e estarão abertas até o dia 26 de outubro de 2011. “O Profmat é um programa de pós-graduação gratuito, reconhecido pelo MEC/Capes e que conduz ao grau de Mestre. A prioridade é para professores de escola pública, mas também são oferecidas vagas para os demais candidatos. Os alunos classificados que sejam professores de escola pública poderão solicitar bolsas de estudos da Capes. São R$ 1200,00 por mês”, adianta.
Mais detalhes
O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional é um curso semipresencial, com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática. Ele visa atender professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. O Programa opera em ampla escala, com o objetivo de, a médio prazo, ter impacto substantivo na formação matemática do professor em todo o território nacional.
Os objetivos são consistentes com a missão estatutária da SBM de "Estimular a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis" e também vem ao encontro da Proposta de Lei PL-8035/2010 (Plano Nacional de Educação), que coloca como um dos objetivos nacionais para o decênio 2011 - 2020 "Formar cinquenta por cento dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato e stricto sensu e garantir a todos formação continuada em sua área de atuação". Mais informações pelo Tel:(69)3901-2939/3223-0954.
Fonte: Meiry Santos
Olimpíada de Administração abre inscrições para edição de 2025
Mostrar o valor da sustentabilidade nas organizações e formar profissionais mais conscientes. Esse é o principal objetivo da 2º Olimpíada Brasileira
Professora de Cabixi (RO) é homenageada por projeto que promove igualdade racial na educação
A professora Kerlen Patricia de Oliveira Souza, da Escola Municipal Chico Soldado, localizada no município de Cabixi (RO), foi homenageada com um Vo
Campanha de arrecadação de livros marca o Dia do Livro Infantil em parceria com a AJEB-RO
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, a Biblioteca Municipal Francisco Meireles, em parceria com a Associação
Deficiente auditivo destaca importância do aprendizado de Libras
O jovem Gabriel Franco dos Santos, 25 anos, disse que o aprendizado de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, pela população ouvinte, tem um impact