Terça-feira, 13 de setembro de 2022 - 18h10
Para garantir
um melhor aproveitamento dos alunos em sala de aula, a Prefeitura Municipal de
Porto Velho realiza mais uma formação aos professores dos 4º e 5º anos na rede
municipal de ensino. A formação é coordenada pela Secretaria Municipal de
Educação (Semed), que desenvolve o Sistema Avalia Porto Velho. De acordo com a
secretária municipal de educação, Gláucia Negreiros, durante todo o ano letivo
a Semed vem ofertando diversas formações, sempre visando a otimização na
educação pós-pandemia.
“Havia um
vácuo enorme no aprendizado por conta das dificuldades impostas pela pandemia,
mas já está sendo preenchido com todos os esforços em uma força-tarefa mútua
para equilibrar o desempenho dos alunos em sala de aula. Toda a equipe Semed
tem trabalhado muito, os parceiros como o TCE-RO tem nos apoiado em diversas
ações, o Instituto Gesto e a Fundação Lemman, além de gestores e docentes,
todos muito focados nessa missão de atualizar os alunos e alunas, com o
aprendizado na idade certa e também na superação das dificuldades das crianças
matriculadas no ensino fundamental, que são as turmas do 4º e 5º ano, onde
muitos precisam de reforço nas disciplinas de matemática e português”,
explicou.
Gláucia
Negreiros disse ainda que essa formação, direcionada aos professores correspondentes
a essa faixa do ensino fundamental, vai orientar a docência para que prepare os
alunos de forma dinâmica, reforçando tudo que já aprenderam e enfatizando a
avaliação que será aplicada no mês de novembro, onde o sistema Avalia Porto
Velho mede a qualidade da educação municipal. “É onde a gente extrai o
diagnóstico educacional e atesta os pontos fracos e fortes do aprendizado
individual dos estudantes”, completou.
As
formações serão realizadas no período entre os dias 4 e 10 de outubro próximo,
no Centro de Formação anexo ao Teatro Banzeiros e será direcionada a todos os
professores da zona rural e urbana que lecionam para o 4º e 5º ano do ensino
fundamental.
Avalia Porto Velho
Criada em
2017, a avaliação envolve servidores, gestores e professores que atuam como
aplicadores. Na prática, o programa busca coletar informações e diagnosticar o
desempenho de aprendizagem de estudantes do 2º ao 9º ano do ensino fundamental.
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