Quarta-feira, 19 de setembro de 2012 - 19h44
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) poderá ser parceiro na implantação de uma proposta de Residência em Ciências Agrárias no campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir) de Rolim de Moura. A proposta, a pedido do professor do Departamento de Engenharia Florestal José de Sá, um dos idealizadores, foi apresentada hoje (19) pelo deputado Padre Ton (PT-RO) à Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), a pedido do docente.
Na apresentação do projeto, a Residência em Ciências Agrárias seria um espaço diferenciado, onde “residente, orientador e sociedade podem simultaneamente trocar informações e metas e propor soluções inovadoras”, com o objetivo de melhorar o ensino, pesquisa e extensão e formação dos profissionais especializados para melhorar a utilização dos recursos naturais na região amazônica, especialmente Rondônia.
A proposta abrange as áreas de atuação em Agronomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia Agrícola, Medicina Veterinária, Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Recursos Pesqueiros, Engenharia de Pesca e Zootecnia.
Após explicar a importância do programa para Rondônia, onde a falta de recursos humanos qualificados dificulta a produção e difusão de tecnologia na área de Ciências Agrárias, o deputado Padre Ton disse que a parceria com o MDA, semelhante à existente no Acre com o governo daquele estado, seria muito valiosa para o fortalecimento do projeto.
O secretário da Agricultura Familiar Valter Bianchini disse que o ministério desenvolve Residência Agrária com o estado de Santa Catarina, com quem está prestes a assinar um convênio, e no Amazonas existem conversas iniciadas para esta parceria com a universidade local.
Bianchini disse que vai estudar com muita atenção e carinho o programa de extensão universitária, inclusive acionando o Ministério da Educação para discutir a cooperação. O secretário sugeriu a presença dos coordenadores do projeto em Brasilia para uma apresentação mais detalhada do assunto, o que pode ocorrer em novembro.
Presente à reunião, o secretário-substituto Argileu Martins da Silva manifestou apoio à proposta. “É um tema que nos interessa muito, porque somos parceiros da escola da alternância”, disse Argileu, destacando que o MDA está cada vez mais consciente da necessidade de apoiar projetos na região Norte, região que admitem precisar do fortalecimento das políticas públicas desenvolvidas pelo órgão.
Extensão Rural
Bianchini adiantou ao deputado Padre Ton que o Departamento de Assistência Tecnica e Extensão Rural, a quem a SAF é vinculada, está rediscutindo a proposta de criação de uma empresa nacional de extensão rural, “que terá um componente importante com as universidades”.
Fonte: Mara Paraguassu
Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres
O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu
Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84
Abertas as inscrições do Processo Seletivo Unificado 2025/1
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia inicia as inscrições para mais de 4 mil vagas no Processo Seletivo Unificado (PSU/
Programa Saúde Escolar acolhe crianças e adolescentes e facilita o aprendizado em Porto Velho
Com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes, oferecendo ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde e bem-estar,