Sexta-feira, 24 de março de 2023 - 10h01
Este é um trabalho
com a marca dos escritores Viriato Moura e William Haverly Martins. Desta vez,
eles elaboraram um projeto que visa, principalmente, ser trabalhado em sala de
aula por professores de redação do ensino fundamental e médio, nas redes de
escolas públicas e privadas, acreditando, assim, que estarão contribuindo para
a diminuição dos analfabetos funcionais e para a ampliação do estímulo à
leitura e à produção literária.
São cinquenta
contos de William Haverly Martins, cada um com cerca de duas laudas, inspirados
em igual número de nanocontos de Viriato Moura, com cerca de 140 caracteres, com o título Recheio de Emoções.
A ideia é ensinar e
estimular o aluno a gostar de ler e escrever, a partir da literatura
minimalista, ou seja, ele lê um nanoconto sugerido e recebe a incumbência de desenvolver
um conto mais longo, tendo o nanoconto como inspiração. Ao ler os contos do
William, na 1ª ou 3ª pessoas, ou mistos, com diálogos marcados ou diretos, com
um vasto uso de figuras de linguagem, escritos com técnicas variadas, em
linguagem simples e temática acessível, o aluno perceberá que também, ele pode
fazer algo parecido.
O nanoconto é uma
narrativa concisa, subjetiva, multissignificativa, que sugere mais do que
mostra, inspirando a criação de uma ou mais histórias. É como uma pista sutil interpretativa,
que leva a várias perspectivas de narração por conta da capacidade imaginativa
do leitor.
Bem orientado pelo
professor, o estudante perceberá que escrever não é tão difícil como ele
pensava. Para redigir textos, fictícios ou não, basta ampliar a leitura, ter
vontade e
um mínimo de inspiração.
Além dos benefícios
para o aluno/alvo do projeto, aqueles que lerem Recheio de Emoções
terão um livro certo para conhecer a amplitude significativa dos nanocontos de
Viriato Moura, melhorar a sua capacidade dedutiva e se divertir com as emoções
proporcionadas pela variedade das interessantes histórias, imaginadas pelo
escritor William Haverly Martins, verdadeiras peças literárias.
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