Terça-feira, 6 de maio de 2014 - 18h59
A poucos dias para embarcar aos Estados Unidos, o grupo de oito alunos rondonienses selecionados pelo Projeto Histórico Educacional Rondon-Roosevelt começa a se preparar para a viagem do intercâmbio cultural ao país norte-americano. No início deste mês, os adolescentes viajaram a Brasília para retirar os vistos dos passaportes e, durante a estadia, foram recepcionados pela embaixadora americana, Liliana Ayalde, que os parabenizou pela conquista, além de participar de palestras e atividades. A viagem começa no sábado (10), com saída de Porto Velho.
Os alunos realizaram de inúmeras atividades e participaram de palestras sobre as culturas do Brasil e os Estados Unidos e a utilização consciente das mídias sociais. Uma aula de ‘inglês de sobrevivência’ foi dada aos adolescentes para aprenderem expressões e palavras necessárias a serem utilizadas quando estiverem no país. O grupo teve a oportunidade de conhecer pontos culturais-históricos de Brasília, como a Catedral Metropolitana e o Congresso Nacional, onde assistiram a sessões plenárias na Câmara e Senado Federal.
Tayná Nascimento, aluna de Ji-Paraná, nunca tinha visitado a capital brasileira e disse que se divertiu bastante e adorou conhecer alguns trabalhos do arquiteto Oscar Niemeyer. “Pretendo seguir carreira na arquitetura, então, para mim, era um sonho conhecer o incrível trabalho dele [Niemeyer]”, enfatiza a estudante, que diz estar ansiosa com a proximidade da viagem para os Estados Unidos.
Para André Tose, de Nova Brasilândia, a viagem ajudou a desfazer alguns receios. “Considero a viagem como uma experiência libertadora. Até então sempre fui “garoto família”, nunca ousei sair sem a companhia de algum familiar, no entanto fiquei feliz que meu primeiro voo tenha sido ao lado de uma equipe como essa”, lembra.
“Minha família está muito feliz com o intercâmbio, pois eles sabem que também estou feliz”, declara Leonardo Brito, de Ji-Paraná, que acredita que o intercâmbio irá acrescentar bastante em sua vida. “Tenho certeza que essa oportunidade será de grande valor e contribuirá para que eu seja uma pessoa melhor”, comenta.
Os alunos participaram do concurso de redação do Projeto Histórico Educacional Rondon-Roosevelt, promovido pela Embaixada Americana e a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) e tiveram seus textos selecionados para serem contemplados com um intercâmbio cultural aos Estados Unidos. A viagem dos oito adolescentes está marcada para o dia 10 de maio.
Fonte
Texto: Halex Frederic - Assessoria Seduc
Fotos: Zózimo Macedo
Decom - Governo de Rondônia
Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO
No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do
Prefeitura de Porto Velho alerta para chamada escolar que começa nesta terça-feira (26)
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciará a Chamada Escolar para o ano letivo de 2025, no período de
Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres
O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu
Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84