Terça-feira, 8 de maio de 2012 - 21h40
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, criado pela Lei 12.513 de 2011, também regido pela resolução Nº 3 do FNDE, é um programa que envolve o Governo Federal, o Governo Estadual e Municipal, além do Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (SENAI/RO), SENAC e IFRO.
Segundo a coordenadora estadual do Pronatec em Rondônia, Naile Castro, o SENAI conta, hoje para todo o estado de Rondônia com mais de 16.500 vagas para os mais variados cursos, divididos em cursos técnicos e cursos de Formação Inicial Continuada (FIC).
Naile explica que “os cursos técnicos tem duração média de 18 meses, e têm como público os estudantes do ensino médio”. Já os cursos FIC têm duração média de 1 a 3 meses e tem como público pessoas que tenham idade entre 16 e 59 anos e que sejam titulares ou beneficiários de algum programa de transferência de renda do Governo Federal.
Os principais cursos técnicos oferecidos pelo SENAI são: Técnico em mecânica; Técnico em automação industrial; Técnico em Administração; Técnico em logística; Técnico em Estradas; Técnico em vestuário; Técnico em alimentos; Técnico em eletroeletrônica; Técnico em Edificações e Técnico em segurança do trabalho.
Já os cursos Formação Inicial Continuada, Naile cita o de Operador de máquinas da construção civil; Auxiliar de confeitaria; Modelista; Carpinteiro de obras; Pedreiro de alvenaria; Padeiro e confeiteiro; Montagem e manutenção de computadores; Desenhista de moda, entre outros.
O diretor regional do SENAI/RO, Vivaldo Matos afirma que “o Pronatec é uma excelente oportunidade para os rondonienses que precisam de qualificação adequada, de qualidade para ingressarem no mercado de trabalho melhor preparados. São cursos que contam com acompanhamento pedagógico, montados por excelentes profissionais”, finalizou.
Fonte: Humberto Oliveira / Comunica
Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres
O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu
Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84
Abertas as inscrições do Processo Seletivo Unificado 2025/1
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia inicia as inscrições para mais de 4 mil vagas no Processo Seletivo Unificado (PSU/
Programa Saúde Escolar acolhe crianças e adolescentes e facilita o aprendizado em Porto Velho
Com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes, oferecendo ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde e bem-estar,