Sexta-feira, 28 de julho de 2017 - 05h08
O Instituto Fecomércio Rondônia apresentou ao governador Confúcio Moura proposta de oferta de cursos de especialização para professores de química, física, matemática e história e para servidores públicos que atuam no sistema penitenciário do estado.
Existente há pelo menos 12 anos, a entidade firmou parceria no ano passado, após estudar diversas possibilidades, com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), que atua há quase 50 anos no Brasil, na graduação e especialização de profissionais em diversas áreas.
“A qualificação e capacitação é fundamental para o crescimento de uma região, do país, e sabemos da sua preocupação, governador, com a educação”, disse o presidente da Federação do Comércio de Rondônia Raniery Coelho, no início do encontro, realizado na manhã da última segunda-feira (24), no Palácio Rio Madeira.
O diretor-superintendente do Instituto Fecomércio Waldy Fernando Bastos Ferreira disse que a proposta encontrou boa acolhida na Secretaria da Educação (Seduc), Superintendência de Gestão de Pessoas (Segep) e Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), informando ao governador que foram identificados quase 3 mil professores sem especialização.
“A especialização é muito importante, é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). O servidor público precisa acompanhar as mudanças, se preparar mais”, disse Waldy Ferreira, explicando que foi feita uma ampla pesquisa de campo no estado junto ao serviço público, com o Instituto Fecomércio identificando a necessidade de especialização para professores.
Os cursos de pós-graduação (especialização e MBA) certificados pela UVA duram 18 meses, mas podem ser ofertados pela metade do tempo, trabalhando com módulos quinzenais. São totalmente presenciais.
O govenador Confúcio Moura disse que os entendimentos podem continuar entre as áreas do governo, sinalizando com a oferta de dois cursos e ressalvando que a programação orçamentária para este ano está comprometida.
“A formação para o sistema penitenciário é importante, a situação nacional é gravíssima, temos de ir desconfigurando o modelo existente. No caso dos professores, temos excesso de pedagogos, pedagogos de ‘guerra’, que acabam fazendo de tudo. Eles podem ter essa especialização nas áreas de matemática, química, física e história, necessárias em nossas escolas,” disse o governador.
A presidente do Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) Adir Josefa Oliveira disse que alunos e professores da escola Abaitará, em Pimenta Bueno, precisam de especialização. Ela propôs foco no empreendedorismo e cooperativismo para os estudantes e a especialização oferecida pelo Instituto Fecomércio aos professores.
Segundo Waldy, a partir de uma demanda do Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil ) projeto pedagógico para formação em cooperativismo elaborado pelo Instituto Fecomercio foi aprovado pela UVA “e hoje é uma realidade.”
A UVA tem quatro campus na cidade e Sobral (CE) e as áreas de especialização em que atua são gestão, saúde, direito, educação e tecnologia da informação. São cerca de 54 temas diferentes de cursos. Ela atua em14 estados.
Segundo Waldy Ferreira, um dos diferenciais que levaram o Instituto Fecomércio a escolher a UVA foi a possibilidade de fazer customização dos cursos oferecidos, para atender a necessidade local. Os professores são da instituição ou da região em que serão instalados os cursos, e a estrutura do sistema S (Senai, Sesc e Senar) será utilizada para as aulas.
O governo de Rondônia inicia na próxima segunda-feira (13), o período de matrícula online para estudantes com deficiência e Transtorno Global do De
Programa Faculdade da Prefeitura abre inscrições para processo seletivo
As inscrições para o Processo Seletivo 2025.1, do Programa Faculdade da Prefeitura, começam na próxima segunda-feira (13) e vão até 19 de janeiro de 2
Senac abre portas para a transformação educacional e social há 79 anos
O Senac está comemorando 79 anos de história e é hoje uma referência em educação profissional no Brasil. Ao longo dessas quase oito décadas, a insti
Prefeitura de Porto Velho oferta mais 45 vagas para mestrado e doutorado em Educação Escolar
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), firmou mais um convênio com a Universidade Federal de Rondônia (Uni