Quarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Rede escolar de Rondônia vai preparar 760 conselheiros para a melhoria da educação


Distribuídos em 19 turmas, 760 conselheiros estarão aptos a melhorar a qualidade da educação socialmente referenciada em Rondônia, a partir de setembro. Essa é a expectativa da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) ao promover curso com ambiente virtual de aprendizagem, com início previsto para o próximo dia 1º de setembro.

Gente de Opinião

Curso pretende fortalecer gestão democrática nas escolas

As Secretarias Municipais de Educação de Cerejeiras, Guajará-Mirim, Pimenta Bueno, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena aderiram à proposta nesta etapa. Outros municípios interessados só terão oportunidade no início de 2016.

O curso promovido em parceria com o Ministério da Educação (MEC) faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, que cumpre o artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

“Pretendemos fortalecer cada vez mais a gestão democrática na educação, e isso se faz com a participação direta da comunidade”, disse a subgerente de Controle, Acompanhamento e Gestão Escolar da Seduc, Elizabete Matia de Siqueira.

Segundo ela, cada turma com 40 participantes divide a metade das vagas para escolas estaduais; e outra metade para as municipais. “No geral, os temas tratam diretamente da vida escolar e da relevância da participação  de todos na gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas”, explicou Elizabete de Siqueira.

Das 40h do curso, 9h serão destinadas especificamente a tratar da constituição e funções do Conselho Escolar; e 12h serão para três encontros presenciais, onde os participantes serão estimulados ao debate e aprofundamento dos temas tratados no ambiente virtual.
 


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Esio Mendes
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho divulga nomes de convocados para o programa Unidos da Educação

Prefeitura de Porto Velho divulga nomes de convocados para o programa Unidos da Educação

A Prefeitura de Porto Velho divulgou nesta terça-feira (11) a lista dos nomes convocados pelo Edital nº 01/2025/Semed referente ao processo seletivo p

Universidades lançam carta pelo combate ao assédio

Universidades lançam carta pelo combate ao assédio

As reitoras e vice-reitoras das Universidades Federais brasileiras, reunidas durante reunião do Conselho da Associação Nacional do Dirigentes da Ins

Escola do Legislativo anuncia grade de cursos para o primeiro semestre de 2025

Escola do Legislativo anuncia grade de cursos para o primeiro semestre de 2025

A Escola do Legislativo de Rondônia, que faz parte da Assembleia Legisltiva de Rondônia (Alero), divulgou a grade de cursos para os meses de março,

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais podem ser feitas até 14 de março, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais podem ser feitas até 14 de março, em Porto Velho

Uma variedade de cursos profissionalizantes presenciais acaba de ser lançados em Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de mar

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)