Quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012 - 06h20
A secretaria municipal de Educação (Semed) informou nesta quarta-feira,01, que os alunos das escolas municipais urbanas de Porto Velho voltarão às salas de aula no dia 06 de fevereiro. Nas escolas rurais, as aulas iniciam no dia 27 de fevereiro. De acordo com Adomice Rodrigues, da assessoria técnica da Semed, foram disponibilizadas 5200 vagas.
"A Chamada Escolar do município foi um sucesso uma vez que oferecemos mais de cinco mil vagas para a educação infantil, ensino fundamental e ensino de jovens e adultos e agora estaremos fazendo a chamada escolar para aqueles que fizeram o cadastro reserva”, ressalta.
Cadastro reserva
Segundo Adomice, 820 crianças ficaram no cadastro reserva e a Semed irá atender a todos nos dias 7 a 9 de fevereiro, no teatro Banzeiros, das 8 às 17 horas. O Departamento de Educação e a equipe que está envolvida na Chamada Escolar estarão informando aos pais ou responsáveis o local onde foram disponibilizadas as vagas. “Nem todas as vagas foram preenchidas porque muitos pais não aceitam que não tem mais vaga na escola próxima da sua residência e preferem entrar no cadastro reserva. Então, dentro das determinações do prefeito Roberto Sobrinho e da secretária da Educação Maria de Fátima Ferreira, de não deixar nenhum aluno fora da escola, estamos fazendo o levantamento das localidades onde a demanda é maior e verificando espaços para alugar e formalizando convênios com instituições e comunitárias”, esclarece.
Reformas
Respondendo a preocupação de alguns pais quanto ao fato das escolas que estão em reforma não poderem iniciar suas aulas dentro do calendário da Educação, Adomice explica que os diretores de escolas têm autonomia para adequar o calendário e que o mais importante é que serão mantidos os dias letivos, um direito do aluno.
“Vamos começar dia seis no calendário, mas tem escolas que ainda estão em reforma. Temos três como a Darci Ribeiro, Nacional e Padre Chiquinho que estão em uma grande reforma, com recursos utilizados pela compensação das usinas. Vivemos em uma gestão democrática, cada diretor dessas escolas específicas, vai analisar e adaptar o calendário. E estas aulas serão lançadas ou para julho ou para um sábado letivo”, afirma.
Transporte
Para garantir que os estudantes da zona Rural tenham acesso à educação, a prefeitura de Porto Velho vem investindo cada vez mais no transporte escolar. São ônibus, voadeiras e até mesmo bicicletas, para alunos da rede municipal de ensino que estudam em localidades mais próximas das escolas.
“Quando começam as aulas os estudantes devem ter o transporte, porque são localidades muito distantes uma das outras. O ônibus vai até estas linhas e busca as crianças para estudarem. São cerca de 80 escolas na zona rural, mais não são todas que precisam do transporte escolar”, conta.
Fonte: Rebeca Barca
Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres
O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu
Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84
Abertas as inscrições do Processo Seletivo Unificado 2025/1
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia inicia as inscrições para mais de 4 mil vagas no Processo Seletivo Unificado (PSU/
Programa Saúde Escolar acolhe crianças e adolescentes e facilita o aprendizado em Porto Velho
Com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes, oferecendo ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde e bem-estar,