Sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Redução na fila é um dos benefícios previstos em auditoria do TCE no Hospital de Base


Redução na fila é um dos benefícios previstos em auditoria do TCE no Hospital de Base  - Gente de Opinião

A redução das filas de espera (exames clínicos e de imagem, consultas, cirurgias e leitos) e sua maior transparência são alguns dos benefícios potenciais relacionados no relatório consolidado da auditoria operacional realizada pelo Tribunal de Contas, a fim de apurar a eficiência hospitalar na gestão de leitos do Hospital de Base (HB) Ary Pinheiro, em Porto Velho.  

 

O objetivo do corpo técnico do TCE-RO foi identificar “gargalos” e oportunidades de melhoria, realizando uma interface com a Gerência de Regulação Estadual (Gerreg) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau).  

 

O QUE FOI ENCONTRADO  

 

O documento expõe os achados (situações) encontrados durante a realização da auditoria, entre os quais, a gestão parcialmente adequada de leitos no HB, o que leva a prejuízos na prestação de serviços de média e alta complexidade da rede estadual.  

 

Foi identificada ainda a atuação do Núcleo Interno de Regulação (NIR), abaixo do necessário para apoio à direção na gestão de leitos no hospital, bem como uma atuação parcialmente adequada da Gerência de Regulação Estadual na coordenação e gerenciamento das demandas e oferta de serviços no Hospital.  

 

Os auditores ainda verificaram a ausência de transparência nas “filas de espera” da regulação estadual, não assegurando o acesso à informação aos usuários e o planejamento da Rede de Atenção à Saúde.  

 

São achados que impactam, negativamente, o direito dos usuários, desde a resolutividade dos problemas de saúde, o direito à garantia de acesso, a equidade, eficiência e a qualidade dos serviços.  

 

BENEFÍCIOS POTENCIAIS  

 

Em razão da auditoria, o relatório técnico do Tribunal de Contas de Rondônia consolida propostas de melhorias à Central de Regulação (Gerreg) e à gestão do Hospital de Base.  

 

Entre os benefícios potenciais, além da redução das filas de espera, vislumbra-se melhor gestão da assistência hospitalar e da alocação dos recursos da saúde; redução das infecções hospitalares, do tempo médio no giro de leitos e da judicialização da saúde.  

 

Também maior resolutividade dos problemas de saúde dos pacientes; agilização da alta segura; aumento da produtividade na realização de procedimentos; e confiabilidade na regulação dos serviços públicos de saúde; assim como dados confiáveis para produção de indicadores de processos e de resultados e o fortalecimento do NIR, a fim de apoiar a gestão de leitos do HB.  

 

APRESENTAÇÃO  

 

Para ampliar o alcance dos resultados obtidos com a auditoria operacional, o corpo técnico do Tribunal tem realizado apresentações, tanto online quanto presenciais, a representantes de instituições diretamente interessadas na questão, a exemplo dos Conselhos de Saúde (Estadual e Municipais), Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-RO), Comitê Estadual de Saúde, Assembleia Legislativa (ALE-RO) e Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Valorização dos Profissionais da Educação de Rondônia  é fortalecida pelo governador Marcos Rocha

Valorização dos Profissionais da Educação de Rondônia é fortalecida pelo governador Marcos Rocha

O avanço da Educação de Rondônia tem sido marcado por políticas públicas em benefício dos profissionais do setor, desenvolvidas durante a gestão do

Medidas de saúde garantem proteção de estudantes contra doenças infecciosas na volta às aulas, em Rondônia

Medidas de saúde garantem proteção de estudantes contra doenças infecciosas na volta às aulas, em Rondônia

Com o início do ano letivo marcado para 10 de fevereiro em todas as escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, o governo de Rondônia reforça medida

Inscrições para cursos remotos em todos os municípios de Rondônia podem ser realizadas até dia 13 de fevereiro

Inscrições para cursos remotos em todos os municípios de Rondônia podem ser realizadas até dia 13 de fevereiro

Consolidado como eficiente formato na aprendizagem, o ensino online ocupa cada vez mais espaço no setor educacional. Nesse contexto, o Instituto Est

Afya avança no Programa Mais Médicos 3 para oferta de curso de Medicina em Alto Paraíso (RO)

Afya avança no Programa Mais Médicos 3 para oferta de curso de Medicina em Alto Paraíso (RO)

A trajetória consolidada da Afya, maior hub de educação e soluções para prática médica do Brasil, inicia um novo capítulo: a possibilidade de expans

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)