Segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018 - 16h57
O ano letivo na rede estadual de ensino foi aberto formalmente, nesta segunda-feira(05), numa escola que já foi conhecida como uma das mais problemáticas de Porto Velho. Atualmente, os alunos propagam pelas redes digitais que estudam no melhor estabelecimento da capital. A Escola Estadual de Ensino Médio Tempo Integral Brasília abriu suas portas com quase 400 estudantes.
A abertura das atividades escolares também serviu para marcar a reinauguração da escola, que passou por uma reforma que durou sete anos. Neste período, segundo a diretora Clarina Carneiro Morais, os alunos passaram por pelo menos dois prédios.
Mas o retorno ao prédio original, no bairro Pedacinho de Chão, foi como Escola do Novo Tempo, um programa do governo federal que utiliza nova metodologia e mantém os alunos em tempo integral. Neste sistema, além de estímulo ao protagonismo, o estudante também é levado a buscar crescimento em atividades criativas e profissionais.
O governador Confúcio Moura acompanhou todos os problemas que retardaram a entrega da escola Brasília à comunidade e mobilizou a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para encerrar o longo tempo de espera da comunidade, dos técnicos, professores e alunos.
Ao discursar para alunos, professores e convidados, Confúcio disse que o país necessita de mudanças profundas e apontou os jovens estudantes como os principais protagonistas deste novo tempo. “Só quem pode salvar o Brasil são vocês”, afirmou entre aplausos entusiasmados dos estudantes.
O governador também afirmou, ainda dirigindo-se aos jovens, que as transformações exigem um novo tempo e que este tempo é agora, por isto pediu que cada aluno estude mais, defenda a paz e busque meios para serem brasileiros diferentes.
A reinauguração da escola provocou sentimentos variados na diretora Clarina Morais. Apesar da espera pela conclusão da reforma, da cobrança diária dos alunos para retornarem ao prédio original, ela sentiu, conforme revelou no discurso breve que fez, conforto diante do interesse demonstrado pelo governador Confúcio Moura.
“Estou há muitos anos na educação e posso dizer com segurança: Confúcio é o governador que valoriza realmente a educação”, afirmou a professora.
INVESTIMENTOS
A escola Brasília está instalada no bairro Pedacinho de Chão há 42 anos. O IDEB (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico) era de 2.2 e está próximo de 5. A reforma custou cerca de R$ 1 milhão. Os gastos com o programa Escola do Novo Tempo são garantidos, na maior parte, pelo governo estadual, mas há investimentos do governo federal.
Na cerimônia desta segunda-feira também participaram deputados estaduais que são considerados parceiros da escola em razão de iniciativas em defesa da instituição, além da destinação de emendas parlamentares.
Os deputados Léo Moraes e Ribamar Araújo, além do presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, falaram sobre suas intervenções e também elogiarem a iniciativa do governador Confúcio Moura em privilegiar a educação estadual.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia
Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena
“A educação é o pilar fundamental para transformar vidas e promover o desenvolvimento do nosso estado. Essas obras são mais que estruturas físicas;
Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024
No próximo dia 29 de novembro, Brasília será palco da 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024, evento gratuito voltado a professores da rede públ
Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves
Realizar o sonho de ingressar em um curso superior é o anseio de muitos estudantes de baixa renda. Um caminho árduo diante da limitação financeira, ma
Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO
No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do