Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Residência médica em Rondônia será decidida nesta 5ª


A Comissão Nacional de residência Médica do Ministério da Educação volta a se reunir nesta quinta-feira, 16, quando vai avaliar o pedido de reconsideração do Estado de Rondônia para a manutenção do programa de residência médica, descredenciado por falta de cumprimento de compromisso do Governo do Estado. Quem está fazendo de tudo para reverter o descredenciamento é o médico rondoniense e conselheiro federal de medicina com assento na diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM), Hiran Gallo, que classificou o ato como um prejuízo irreparável à saúde no estado.

“Já somos um estado carente em todos os sentidos na área da saúde e não podemos concordar com a retirada do programa de residência médica para formar especialistas”, observa Hiran Gallo, que desde segunda-feira está em Brasília conversando com os 12 conselheiros com direito a voto na Comissão Nacional de Residência Médica. Nessa conversa, Gallo expõe aos conselheiros as carências da saúde na região e a importância do programa de residência médica para a formação de especialistas e, ao mesmo tempo, fixar no estado os médicos formados aqui.

Enquanto fazia esse trabalho de bastidores em Brasília, o diretor do Conselho Federal de Medicina mantinha linha direta com os gestores da Saúde em Rondônia, encarregados de preparar os projetos e a documentação que o Estado terá de apresentar na reunião desta quinta-feira junto com o pedido de reconsideração do descredenciamento. “É lamentável que o Estado tenha chegado ao ponto de perder um programa tão importante como a residência médica por incúria administrativa, mas não é hora de ficarmos apontando culpados. O importante agora é conseguirmos reverter esse quadro”, acentua Hiran Gallo.

Entre as providências que o Estado tem de adotar para que o programa permaneça, está o não desconto do Imposto de Renda da bolsa paga aos médicos-residentes, aumentar o número de preceptores (médicos professores que acompanham os recém-formados na residência médica), construção de laboratórios e biblioteca.

Caso não apresente um projeto consistente e compromissos com a implementação das medidas recomendadas pela Comissão Nacional de Residência Médica, avisa o diretor do CFM, Rondônia não conseguirá manter o programa, o que será uma lástima para a saúde do Estado.

Fonte: Cremero
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Projeto da UNIR busca soluções para aquicultura

Projeto da UNIR busca soluções para aquicultura

Com o objetivo de promover a integração e o fortalecimento da cadeia produtiva da aquicultura, docentes da Universidade Federal de Rondônia (UNI

Porto Velho abre Processo Seletivo Simplificado para serviço voluntário no programa “Unidos pela Educação”

Porto Velho abre Processo Seletivo Simplificado para serviço voluntário no programa “Unidos pela Educação”

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), anunciou a abertura do Processo Seletivo Simplificado para a contra

Escola do Legislativo inova com concurso interno para definir a nova logomarca da instituição

Escola do Legislativo inova com concurso interno para definir a nova logomarca da instituição

A gestão do Presidente Deputado Alex Redano promove a participação dos servidores na escolha da identidade visual da instituição, com um sistema de

Governador Marcos Rocha fortalece a educação em Rondônia com projetos de infraestrutura escolar

Governador Marcos Rocha fortalece a educação em Rondônia com projetos de infraestrutura escolar

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, tem investido fortemente na melhoria da educação em Rondônia, com foco em ações de infraestrutura que

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)