Segunda-feira, 21 de novembro de 2011 - 11h38
O prefeito Roberto Sobrinho entregou na manhã de sábado, 19, para a população do distrito de Nova Califórnia, 365 KM de Porto Velho, a escola municipal Maria Jacira, que foi completamente reformada e ampliada. A Escola atende cerca de 580 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e do 1° ao 8° ano do EJA. A primeira construção da escola foi toda feita em madeira, só passando por uma reforma em 2002, e agora em 2011 por uma reforma geral e ampliação, numa aplicação de recursos de um milhão e duzentos mil reais, que contemplou parte elétrica hidráulica, banheiros, dispensas, salas para professores, salas de aula, pátio, cozinha e refeitório.
Durante a cerimônia de inauguração da nova escola, o prefeito relatou que por todo o município estão sendo executadas obras. “São construções de escolas, praças, unidades de saúde, quadras esportivas. Estamos levando bem-estar e mais qualidade de vida à toda a população de Porto Velho, tanto para as comunidades que vivem no Baixo Madeira, como na zona rural e urbana. E são obras de qualidade, que são hoje referência para todo o estado”, disse o prefeito lembrando que a prefeitura está atendendo hoje demandas de vinte e até trinta anos. “No centro urbano de porto velho, por exemplo, conseguimos pavimentar ruas que há trinta anos esperavam pelo benefício. Nos distritos construímos unidades de saúde, que a comunidade imaginava que nunca seria possível. E são unidades com o mesmo padrão de qualidade da cidade. E ainda escolas que mudaram completamente a visão da população dos distritos sobre administração municipal, pois são escolas bonitas, confortáveis que antes só o centro urbano recebia”, observou.
Roberto Sobrinho destacou também que, quando a comunidade recebe da administração pública benefícios como este, isto faz uma grande diferença no cotidiano de todos. ”Os funcionários se sentem mais motivados e os usuários melhor recebidos. E com certeza com uma escola como esta as crianças terão ainda mais motivos para vir para frequentar a sala de aula, pois sabem que além de excelentes professores, merenda de qualidade, podem contar com uma estrutura adequada”, comentou.Ele anunciou ainda que a partir de 2012 a escola vai abrir mais 100 vagas devido a nova estrutura. “São vagas que garantirão mais alunos em sala de aula”, disse ele.
Estiveram presentes a primeira dama Lucilene Peixoto, a chefe de gabinete do prefeito, Miriam Saldaña, o vereador Jurandir Bengala, os secretários Benedita Nascimento, da Semas e Klébson Lavor, da Semed.
Passado
A secretária Fátima Ferreira lembrou das dificuldades que as gestões anteriores da escola passaram. “Não era fácil para os servidores trabalhar numa escola que não possuía a mínima estrutura. Eram problemas como alagações, parte elétrica danificada, banheiros inadequados que se prolongavam. Hoje é uma outra realidade. A escola está completamente reformada. Com mais salas, com banheiros novos e com adequações inclusive para portadores de necessidades físicas. O que garante que mais e mais alunos possam ser melhor assistidos”, disse Fátima.
Ela agradeceu todo o esforço do executivo em proporcionar que a obra fosse concluída. “Foram dias de pressão, mas tudo foi concluído. Uma obra que começou ainda na gestão da ex-secretária e atual deputada estadual Epifânia, que hoje é realidade. E quero agradecer especialmente aos nossos gestores que durante todo o tempo desta obra permaneceram firmes e comprometidos com a educação destas crianças, e mesmo em pontos espalhados ensinaram com o mesmo carinho”, completou.
A deputada Epifânia, presente ao evento, agradeceu ao prefeito pela obra e parabenizou o distrito que a partir de agora poderão contar com um espaço confortável e muito agradável para o aprendizado e a integração com a comunidade. “Com certeza esta obra vai fazer a diferença nesta localidade. E se antes os pais participavam das atividades da escola agora terão ainda mais ânimo para acompanhar de perto todos os eventos que acontecerem aqui”, comentou.
Parceria
A diretora da escola, Eli Fátima, reforçou as palavras da secretária detalhando sobre os meses de trabalhos externos a estrutura. “Estivemos em cinco pólos diferentes para garantir que o ano escolar não fosse comprometido por causa da obra. E não poderia de deixar de agradecer a igreja Assembleia de Deus, ao AA, a Paróquia Cristo Rei, a escola do estado Bandeirantes e a Associação de Mulheres que nos cederam salas para que nossos alunos pudessem estudar. Quero agradecer a prefeitura por esta obra que com certeza vai ser um diferencial na educação de crianças e adultos. Se antes com o pouco que tínhamos já conseguíamos levar adiante nosso trabalho, agora estaremos ainda mais motivados”, concluiu.
A administradora do distrito Cleuza Camello destacou a presença do executivo municipal nos distritos. “Esta administração realmente tem olhado para todos em todos os lugares de Porto Velho. Nova Califórnia, na divisa com o Acre, longe mais de trezentos quilômetros do centro urbano tem recebido uma atenção especial. O asfalto está chegando, a unidade de saúde está linda. Com uma estrutura que não deixa nada a desejar a grandes cidades, esta escola confortável e ainda projetos como a Tenda da Cidadania que profissionalizou muitos de nossos moradores com cursos de capacitações que proporcionaram uma profissão e renda. só temos a agradecer”, disse Cleuza.
Apresentações
Alunos do programa Mais Educação apresentaram Jogral, Danças e ainda um coral formado por alunos do 5° ano entoaram o hino de Porto Velho. Felizes com a nova escola os alunos Taís e Gabriel agradeceram em forma de poesia. Os versos lembravam em rimas as dificuldades vividas e as expectativas com a nova escola. “Aqui todos somos capaz e como esta nova escola, se antes éramos inteligentes, agora vamos aprender ainda mais”, disseram levantando aplausos dos presentes.
Histórico
A escola Maria Jacira foi fundada em novembro de 1986 pelo estado do Acre na gestão da governadora Iolanda Lima Fleming. O primeiro Diretor da escola foi o professor Sergio Roberto Lopes. Nova Califórnia passou por um longo período litigioso entre os estados do Acre e Rondônia, tendo fim o litígio no ano de 1996, passando a pertencer para Rondônia toda a região conhecida como Ponta do Abunã. Portanto a Escola Maria Jacira passou a ser mantida pelo governo de Rondônia até 2000, sendo que em 30/05/2000, através do Convênio 062/PGE/2000 passou para a Prefeitura do Município de Porto Velho, como escola municipalizada, somente no ano de 2010, através do decreto nº 11606 de 30/03/2010 passou a denominar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Maria Jacira Feitosa de Carvalho.
A clientela inicial da Escola Maria Jacira foi da alfabetização a 8ª série. Em 1994 através de um acordo a Escola Maria Jacira ficou atendendo a clientela da alfabetização a 4ª série e a Escola Estadual Bandeirantes da 5ª série a cima, só em 2007 a escola Maria Jacira passou a atender ao segundo seguimento da educação de jovens e adultos EJA.
Fonte: Meiry Santos
Fotos: Frank Néry
Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres
O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu
Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84
Abertas as inscrições do Processo Seletivo Unificado 2025/1
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia inicia as inscrições para mais de 4 mil vagas no Processo Seletivo Unificado (PSU/
Programa Saúde Escolar acolhe crianças e adolescentes e facilita o aprendizado em Porto Velho
Com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes, oferecendo ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde e bem-estar,