Segunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

São Lucas abre 3ª Reunião de Iniciação Científica nesta terça



A 3ª Reunião de Iniciação Científica PIBIC/CNPq-FSL será realizada nesta terça (30) e quarta (31), das 9h às 12h e das 14h30 às 18h30, no Anfiteatro 4 (Bloco Murici), com a proposta de integrar os jovens cientistas e incentivar a realização de pesquisas, visando maior reconhecimento aos jovens iniciantes. Serão premiados os melhores trabalhos apresentados.

A abertura da programação prevê para amanhã, às 9h, palestra sobre “Perspectivas da Pesquisa com fungos no Estado de Rondônia”, com a professora Allyne Christine Gomes Silva, da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco. Em seguida haverá apresentação PIBIC (oral e pôster) do bolsista Lucas Arnold Januário com o trabalho “Variabilidade da freqüência cardíaca e avaliação hormonal na lombalgia crônica tratada por ultrassom terapêutico”, tendo como orientador o Professor Doutor Marcelo Custódio Rubira; e da bolsista Márjorie Monte Bragança com a apresentação PIBIC (oral e pôster) do trabalho “Estudo da atividade antimicrobiana do muco do candiru”, orientado pela Professora Mestre Carolina Bioni Garcia Teles.

No período da tarde haverá apresentação PIBIC (oral e pôster) do bolsista Ivan Brito Feitosa, com o trabalho “Caracterização ecológica de microalgas e perfil sanitário dos mananciais de abastecimento público Bate Estacas e Rio Madeira da cidade de Porto Velho-RO”, com a orientação da Professora Mestre Ana Cristina Ramos; do bolsista Faiane Tenório Feitosa com o trabalho “Levantamento do gênero solanum no município de Porto Velho e análise fitoquímica das novas espécies coletadas”, sob a orientação do Professor Doutor Anselmo Enrique Ferrer Hernandez; da bolsista Ana Paula Pereira Gonçalves com o trabalho “Estudo fitoquímico de plantas do gênero solanum do estado de Rondônia e prospecção do potencial antimicrobiano dos extratos obtidos”, orientado pelo Professor Doutor Anselmo Enrique Ferrer Hernandez; e do bolsista Edicarlos André Cavalcante de Araújo com o trabalho “Avaliação molecular por PCR da fauna flebotomínica de Assis Brasil-Acre”, com a orientação do Professor Doutor Luís Marcelo Aranha Camargo.
 
Na quarta-feira, a programação será aberta às 9h com palestra da Professora Luciana Gusmão (FSL) enfatizando o tema “O PIBIC na vida acadêmica e profissional”. Na sequência haverá apresentação PIBIC (oral e pôster) da bolsista Luana Nascimento Cardozo com o trabalho “Análise do valor nutricional, microbiológico e sensorial da carne da avestruz desidratada”, com a orientação da Professora Mestre Ivonilce Venturi; da bolsista Mariana Araújo de Oliveira com o trabalho “Avaliação do efeito do ultrassom pulsátil nas alterações da dor, cortisol, catecolaminas e variabilidade da freqüência cardíaca na lombalgia crônica não específica”, com a orientação do Professor Doutor Marcelo Custódio Rubira.

À tarde haverá apresentação PIBIC (oral e pôster) da bolsista Paula Janiere Araújo da Costa com o trabalho “Eficácia do laser na sintomatologia dolorosa, na funcionalidade, na flexibilidade e nas alterações hormonais em lombálgicos crônicos”, orientado pelo Professor Doutor Marcelo Custódio Rubira; do bolsista Gabriel Maciel de Mendonça com o trabalho “Soroprevalência e genotipagem de toxoplasma gondii em animais Peri-domiciliados na população ribeirinha de Lábrea-AM”, sob a orientação do Professor Doutor Luís Marcelo Aranha Camargo; do bolsista Felipe Amsterdam Maia de Sandres com o tema “Soroprevalência de toxoplasma gondii e fatores predisponentes à toxoplasmose em uma população ribeirinha de Lábrea-AM”, orientado pelo Professor Doutor Luís Marcelo Aranha Camargo; e da bolsista Josiane Soares Nunes com o trabalho “Efeito do PH na germinação in vitro da espécie cattleya violaceae”, com a orientação do Professor Doutor Marco Aurélio Marteline e da Professora Mestre Ana Cristina Ramos.

Fonte:  Chagas Pereira
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Projeto da UNIR busca soluções para aquicultura

Projeto da UNIR busca soluções para aquicultura

Com o objetivo de promover a integração e o fortalecimento da cadeia produtiva da aquicultura, docentes da Universidade Federal de Rondônia (UNI

Porto Velho abre Processo Seletivo Simplificado para serviço voluntário no programa “Unidos pela Educação”

Porto Velho abre Processo Seletivo Simplificado para serviço voluntário no programa “Unidos pela Educação”

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), anunciou a abertura do Processo Seletivo Simplificado para a contra

Escola do Legislativo inova com concurso interno para definir a nova logomarca da instituição

Escola do Legislativo inova com concurso interno para definir a nova logomarca da instituição

A gestão do Presidente Deputado Alex Redano promove a participação dos servidores na escolha da identidade visual da instituição, com um sistema de

Governador Marcos Rocha fortalece a educação em Rondônia com projetos de infraestrutura escolar

Governador Marcos Rocha fortalece a educação em Rondônia com projetos de infraestrutura escolar

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, tem investido fortemente na melhoria da educação em Rondônia, com foco em ações de infraestrutura que

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)