Sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Sebrae e MPT RO/AC promovem nas escolas a Educação Empreendedora e o Combate ao Trabalho Infantil


Sebrae e MPT RO/AC promovem nas escolas a Educação Empreendedora e o Combate ao Trabalho Infantil  - Gente de Opinião

Além do projeto Educação Empreendedora, o Sebrae em Rondônia, juntamente com o Ministério Público do Trabalho - PRT da 14° Região -MPT RO/AC, combatem o trabalho infantil. Ambas as instituições firmaram parceria para a capacitação de 60 mil estudantes do Ensino Fundamental, ou seja, alunos do 1° ao 9° ano, matriculados nas redes municipais de ensino. Como parte de abordagem da capacitação, são proporcionados conteúdos de educação empreendedora, por meio do Curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e, também, o combate ao trabalho infantil, do programa do MPT na Escola.    

O projeto, MPT na Escola, tem como objetivo central levar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para o ambiente das salas de aula e, já na primeira infância, conscientizar meninos e meninas sobre o trabalho infantil. Para isso, o MPT conta com o apoio primordial de toda a comunidade escolar, com foco dos professores, que são os grandes agentes da promoção e sensibilização dos estudantes.  

Em 2023, já foram realizadas diversas ações de capacitação aos professores e alunos, dentre elas, 25 turmas de formação de professores. No total, foram capacitados 461 professores dos municípios de Cujubim, Castanheiras, Cacoal, Presidente Médici, Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Porto Velho, Guajará Mirim, Nova Mamoré e Alta Floresta.   

Está atuação é feita anualmente, com novos profissionais da educação, que são formados todos os anos, assim como os demais que foram capacitados nos anos anteriores, por meio da Formação do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos). 

Com o time de profissionais é possível atender aproximadamente 20 mil estudantes. Ressaltando que o Sebrae RO colabora fazendo a formação dos professores, fornecendo materiais e outros acompanhamentos em formato de consultorias nas escolas que aderiram ao Projeto.  

Todas essas ações são validadas e acompanhadas pelo diretor superintendente do Sebrae RO, Clébio Billiany de Mattos. “É importante buscarmos inovações e empreender nas escolas, no mês passado, nós realizamos capacitações em Ji-Paraná, junto aos professores e secretários da Educação que estão atuando com o Jepp, quando mostraram resultados benéficos dessa tecnologia que o Sebrae tem para com as escolas, jovens e crianças de todo o Brasil”, afirma o superintendente, Clébio Billiany.  

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Valorização dos Profissionais da Educação de Rondônia  é fortalecida pelo governador Marcos Rocha

Valorização dos Profissionais da Educação de Rondônia é fortalecida pelo governador Marcos Rocha

O avanço da Educação de Rondônia tem sido marcado por políticas públicas em benefício dos profissionais do setor, desenvolvidas durante a gestão do

Medidas de saúde garantem proteção de estudantes contra doenças infecciosas na volta às aulas, em Rondônia

Medidas de saúde garantem proteção de estudantes contra doenças infecciosas na volta às aulas, em Rondônia

Com o início do ano letivo marcado para 10 de fevereiro em todas as escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, o governo de Rondônia reforça medida

Inscrições para cursos remotos em todos os municípios de Rondônia podem ser realizadas até dia 13 de fevereiro

Inscrições para cursos remotos em todos os municípios de Rondônia podem ser realizadas até dia 13 de fevereiro

Consolidado como eficiente formato na aprendizagem, o ensino online ocupa cada vez mais espaço no setor educacional. Nesse contexto, o Instituto Est

Afya avança no Programa Mais Médicos 3 para oferta de curso de Medicina em Alto Paraíso (RO)

Afya avança no Programa Mais Médicos 3 para oferta de curso de Medicina em Alto Paraíso (RO)

A trajetória consolidada da Afya, maior hub de educação e soluções para prática médica do Brasil, inicia um novo capítulo: a possibilidade de expans

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)