Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Sebrae e Prefeitura de Porto Velho querem 100% de Educação Empreendedora no município

Prefeito e Superintendente alinham atuações para 2020


Sebrae e Prefeitura de Porto Velho querem 100% de Educação Empreendedora no município - Gente de Opinião

Em reunião nesta semana (12) com o Prefeito Municipal de Porto Velho, Hildon Chaves, o Diretor Superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), Daniel Pereira, debateu a aplicação do programa de Educação Empreendedora do Sebrae em todas as escolas municipais de Porto Velho para o ano que se aproxima.

Daniel Pereira inicialmente apresentou o material Educação para o Futuro, em que apostilas de reforço escolar com conteúdos de português e matemática (fundamentais para a prova do Ideb) e que oferece também Educação Financeira, Cooperativismo e Educação Empreendedora, uma grande iniciativa contando com apoio de diversas entidades, entre eles o Instituto Sicoob e que faz parte do Movimento Rondônia pela Educação. O prefeito parabenizou a iniciativa e agradeceu o apoio do Sebrae pois escolas do município receberam o material.

Daniel Pereira explicou que o município pode ser referência no país inteiro: “Se conseguirmos aplicar nosso programa de Educação Empreendedora em 100% das escolas municipais de Porto Velho, será a primeira capital a atingir essa meta. Nós temos o material didático e capacitamos os professores para aplicarem a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que mobiliza não apenas os estudantes, professores e técnicos, mas também traz a família para dentro da escola. Isto vai refletir no comportamento de todos, combate à evasão escolar, além de, lá na frente, impactar até nos índices do Ideb, por exemplo”.

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

Para o Prefeito, a ideia vem de encontro às ações que sua equipe vem trabalhando: “O município, desde o primeiro ano de gestão, já vem atuando forte para aumentar os índices oficiais da educação municipal, que acabava puxando pra baixo os números de Rondônia, em razão da maior quantidade de alunos. Fizemos diversas iniciativas como o Avalia Porto Velho, uma ferramenta de diagnóstico e monitoramento. Com ações como esta conseguimos melhorar nossos índices. A iniciativa do Sebrae é um presente de Natal para os mais de 48 mil alunos da rede municipal de ensino e agradecemos a parceria e apoio”, concluiu Hildon Chaves.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Olimpíada de Administração abre inscrições para edição de 2025

Olimpíada de Administração abre inscrições para edição de 2025

Mostrar o valor da sustentabilidade nas organizações e formar profissionais mais conscientes. Esse é o principal objetivo da 2º Olimpíada Brasileira

Professora de Cabixi (RO) é homenageada por projeto que promove igualdade racial na educação

Professora de Cabixi (RO) é homenageada por projeto que promove igualdade racial na educação

A professora Kerlen Patricia de Oliveira Souza, da Escola Municipal Chico Soldado, localizada no município de Cabixi (RO), foi homenageada com um Vo

Campanha de arrecadação de livros marca o Dia do Livro Infantil em parceria com a AJEB-RO

Campanha de arrecadação de livros marca o Dia do Livro Infantil em parceria com a AJEB-RO

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, a Biblioteca Municipal Francisco Meireles, em parceria com a Associação

Deficiente auditivo destaca importância do aprendizado de Libras

Deficiente auditivo destaca importância do aprendizado de Libras

O jovem Gabriel Franco dos Santos, 25 anos, disse que o aprendizado de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, pela população ouvinte, tem um impact

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)