Sábado, 12 de maio de 2012 - 11h27
Mobilizando estudantes e professores dos ensinos fundamental e médio, a olimpíada é um estímulo para a produção textual de memórias, poemas, crônicas e artigos de opinião no ambiente escolar. Os professores de língua portuguesa interessados em inserir suas respectivas escolas na competição deverão se inscrever via internet no portal www.escrevendoofuturo.org.br
Segundo o secretário Júlio Olivar, a Seduc adere à iniciativa, por acreditar que o trabalho favorece o desenvolvimento intelectual dos estudantes. “É uma oportunidade para que escolas, educadores e estudantes aprimorem seus trabalhos. Daí o interesse da secretaria em fazer adesão ao projeto, incentivando a participação de suas escolas de ensino fundamental e médio”, apontou.
Como Participar
Para garantir sua participação e de sua escola, os professores precisam estar lecionando na rede pública em 2012 e, com a anuência do gestor da escola, deverão fazer sua inscrição gratuita via internet, através do preenchimento e envio da ficha de inscrição eletrônica disponível no site www.escrevendoofuturo.org.br. “Lembramos que o professor que leciona em mais de uma escola, se assim desejar, deverá fazer a inscrição individual de cada uma delas, garantindo assim a participação efetiva de todos os seus alunos”, explicou.
Categorias e Premiações
Neste ano de 2012, a olimpíada terá como tema “O lugar onde moro” e será desenvolvida em quatro categorias, onde os alunos do 5° e 6° anos (do ensino fundamental) participam do gênero poema, os do 7º e 8º participam do gênero memórias, os do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano ensino médio trabalharão a produção de crônicas e os do 2º e 3º do médio, artigos de opinião. Antes de apresentar oficialmente seus trabalhos para concorrer, os alunos participarão de oficinas de redação em suas escolas.
Os 20 melhores textos (cinco por categoria) além de serem publicados na coleção “Melhores textos 2012” serão premiados, com os alunos autores e seus professores recebendo medalha de ouro, notebook e uma impressora cada. Suas respectivas escolas serão contempladas com um laboratório de informática com 10 microcomputadores, projetor multimídia, telão e livros. Os professores que tiverem os melhores “Relatos de Prática” na etapa regional, também ganharão um netbook, cada.
Formação para professores
Após a inscrição, o professor começará a participar de uma formação voltada para o aperfeiçoamento do ensino de Língua Portuguesa, focada nos gêneros textuais.
“Os professores também passarão a receber a revista Na Ponta do Lápis, que trará artigos, entrevistas, textos literários, análise de produção de alunos e relatos de prática docente, além de terem acesso à comunidade virtual da Olimpíada de Língua Portuguesa, onde poderão participar de cursos online e interagir com professores de todo Brasil. Este é o diferencial da olimpíada: fornecer uma preparação aos professores e alunos que garantirá não só o sucesso na competição, mas também na sala de aula e nas avaliações de qualidade da educação básica, como a Prova Brasil e Enem”.
Olimpíada
A Olimpíada “Escrevendo o Futuro” acontece em anos pares. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos, sendo uma grande chance para o aperfeiçoamento de professores e incentivo à prática da leitura e escrita entre os alunos das escolas públicas.
Mais informações sobre a competição educativa podem ser obtidas por meio do telefone 69-3216-5330 junto à gerência de Ensino.
Fonte: Decom
Matrículas na rede municipal de ensino encerram no próximo dia 10 de janeiro
Os pais e responsáveis por estudantes contemplados na Chamada Escolar 2025, têm até o dia 10 de janeiro para garantir a matrícula nas escolas da rede
O mercado de trabalho vem exigindo cada vez mais dos profissionais capacitação diferenciada e aprimoramento das competências comportamentais. Por is
SENAI-RO alerta para prazos e necessidade de efetivar as matrículas nos cursos gratuitos
O prazo de matrículas para os cursos de gratuidade ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) encerra no próx
Fies terá mais de 112 mil novas vagas em 2025 e 50% delas serão para inscritos no CadÚnico
O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), vai ofertar 112.168 novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 2025