Quarta-feira, 2 de julho de 2014 - 05h15
A professora Josefa Oliveira, vice-presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE) – em companhia de Marcela Campos, esteve reunida com Emerson Castro, secretário de Estado da Educação, nesta sexta-feira (27), para tratar de assuntos atinentes ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Rondônia.
O programa foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica e, segundo Oliveira, pode expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância.
O Pronatec também tem como objetivo construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais. “O programa pode aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, além de aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica e, finalmente, melhorar a qualidade do ensino médio” lembrou o secretário Castro.
A professora Josefa afirmou ao secretário Emerson que o Pronatec tem um universo de 8 milhões de inscritos e a meta é atingir os 12 milhões, o que deve acontecer até o final do ano e Rondônia tem sido uma referência nacional “per capita” e está em primeiro lugar na região Norte.
A meta 13 é ampliar a oferta de matriculas da educação profissional técnica de nível médio, de modo a atender, no mínimo, 20% dos alunos do ensino médio até o final da vigência do PEE/RO.
A meta 11 quer triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nivel médio, assegurando a qualidade da oferta pelo menos 50% da expansão no segmento público.
Além das iniciativas voltadas ao fortalecimento do trabalho das redes de educação profissional e tecnológica existentes no país, a professora e o secretário garantem que o Pronatec criou a Bolsa-Formação, por meio da qual serão oferecidos, gratuitamente, cursos técnicos para quem concluiu o Ensino Médio e para estudantes matriculados no Ensino Médio e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.
Diversos pontos do Pronatec foram debatidos e o secretário Emerson Castro colocou a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) à disposição para que o Pronatec continue obtendo sucesso e que todas as metas venham ser alcançadas no Estado.
Fonte
Texto: Antônio Queiroz - Assessoria Seduc
Foto: Quintela
Decom - Governo de Rondônia
Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO
No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do
Prefeitura de Porto Velho alerta para chamada escolar que começa nesta terça-feira (26)
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciará a Chamada Escolar para o ano letivo de 2025, no período de
Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres
O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu
Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84