Sexta-feira, 15 de julho de 2016 - 05h03
A Gerência de Educação da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou ontem(14) que enviará ao Ministério da Educação o resultado do Seminário Estadual da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), realizado na semana passada em Porto Velho.
“Após a análise da terceira versão da BNCC pelo Conselho Nacional de Educação e apreciação do ministro, de cinco a 19 de agosto tudo sairá no portal do MEC”, disse a coordenadora do Seminário e do Processo de Sistematização da BNCC, Janette Reis. O resultado também será publicado no Portal do Governo de Rondônia.
Representantes do Ministério da Educação elogiaram a organização do seminário estadual: “O Governo de Rondônia dispensou recursos liberados pelo MEC, enquanto outros estados tiveram que utilizá-los”, comentou o gerente de projetos do Comitê Gestor de Seminários Estaduais, João Paulo Cossi Fernandes, com a secretária Fátima Gavioli, a gerente de educação Angélica Ayres, e a coordenadora Janette Reis.
Entre representantes estaduais e municipais participaram do seminário 260 professores, coordenadores regionais de educação, estudantes e autoridades do setor.
“A Seduc custeou inclusive a vinda de delegados do interior. Na avaliação do gerente do comitê, a sintonia entre Seduc e MEC ocorreu principalmente no uso de notebooks pelas equipes, o que facilitou baixar textos de leis, documentação e o que mais foi necessário para o debate das propostas”, comentou Janette.
Seminários estaduais visam utilizar 60% da carga horária dos estudantes da educação básica no País com conteúdos definidos na base. No restante do tempo, as redes de ensino poderão definir o que ofertar – desde conteúdos regionais e atividades extras à formação técnica, por exemplo.
No ano passado, as contribuições ao MEC pediam a inclusão de novos objetivos de aprendizagem, a maior parte delas, 73,7%, para o ensino fundamental, e 36,4% para a área de linguagens.
Leia mais:
Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Estevan Quintela/Seduc
Secom - Governo de Rondônia
Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena
“A educação é o pilar fundamental para transformar vidas e promover o desenvolvimento do nosso estado. Essas obras são mais que estruturas físicas;
Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024
No próximo dia 29 de novembro, Brasília será palco da 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024, evento gratuito voltado a professores da rede públ
Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves
Realizar o sonho de ingressar em um curso superior é o anseio de muitos estudantes de baixa renda. Um caminho árduo diante da limitação financeira, ma
Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO
No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do