Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Semed busca motivar ingresso de alunos do curso pré-vestibular gratuito da Prefeitura na Unir



Os 360 estudantes e 30 professores do curso pré-vestibular Superação, mantido pela secretaria municipal de Educação, foram beneficiados no mês de setembro com o projeto Motivando para Vencer, que buscou prestar esclarecimentos sobre o ingresso na Universidade Federal de Rondônia (Unir), facilitar a escolha do curso desejado e dar sugestões sobre como estudar para passar no vestibular. Numa parceria da Prefeitura com a Unir, um grupo de 20 estudantes de Psicologia, liderados pela professora Valéria de Oliveira, visitou durante oito dias os seis endereços onde funcionam pólos do Superação.

De acordo com o professor José Alves Araújo, que coordena o projeto Motivando para Vencer na Divisão de Educação de Jovens e Adultos da Semed, o intercâmbio buscou despertar nos alunos o interesse pelo curso de graduação e também incentivá-los a manter o comprometimento individual necessário para enfrentar os obstáculos durante a fase de preparação para o vestibular.

Durante as palestras promovidas nos encontros, e também nas conversas com a professora Valéria e seus alunos, os estudantes do Superação puderam obter informações gerais sobre os cursos oferecidos pela Unir, o que facilitará na escolha sobre a graduação desejada. Além disso, também foram divulgadas as notas mínimas necessárias para aprovação em cada curso. “Procuramos expressar diferentes formas de descobrir nossa própria vocação”, salientou.

Para Araújo, a iniciativa foi considerada um sucesso, já que os alunos do pré-vestibular Superação conseguiram sanar muitas dúvidas sobre o novo formato do vestibular, que deverá considerar para a aprovação a partir de 2012 apenas a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Nas palestras, os estudantes também puderam debater sobre as chances de se ingressar em cada curso, as oportunidades geradas após a obtenção de um nível superior e como vencer o desânimo após um dia cansativo. “Os estudantes de Psicologia puderam abordar a importância de seguir lutando pelos nossos sonhos, tirar proveito das adversidades, nossos objetivos e orientação vocacional”, completou.

O Curso Pré-Vestibular Superação funciona desde 2008, oferecendo de forma gratuita pela rede pública de ensino a preparação necessária para quem sonha ingressar na universidade Federal. As aulas ocorrem nas escolas municipais Maria Izaura, Tucumã, Vôo do Juriti e Pedro Batalha. Outras duas turmas funcionam nas dependências do Colégio particular Interação e na escola Estadual Nossa Senhora de Fátima.

As visitas do pessoal da Unir ocorreram entre os dias 19 e 27 de setembro, sempre permanecendo um dia inteiro em cada pólo. Além das palestras sobre orientação vocacional, ocorreram atividades de dinâmica de grupo, a exibição de um filme motivacional e uma oficina de apresentação sobre o funcionamento interno da Unir.

Fonte: Róbinson Gambôa
 

Gente de OpiniãoSábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Olimpíada de Administração abre inscrições para edição de 2025

Olimpíada de Administração abre inscrições para edição de 2025

Mostrar o valor da sustentabilidade nas organizações e formar profissionais mais conscientes. Esse é o principal objetivo da 2º Olimpíada Brasileira

Professora de Cabixi (RO) é homenageada por projeto que promove igualdade racial na educação

Professora de Cabixi (RO) é homenageada por projeto que promove igualdade racial na educação

A professora Kerlen Patricia de Oliveira Souza, da Escola Municipal Chico Soldado, localizada no município de Cabixi (RO), foi homenageada com um Vo

Campanha de arrecadação de livros marca o Dia do Livro Infantil em parceria com a AJEB-RO

Campanha de arrecadação de livros marca o Dia do Livro Infantil em parceria com a AJEB-RO

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, a Biblioteca Municipal Francisco Meireles, em parceria com a Associação

Deficiente auditivo destaca importância do aprendizado de Libras

Deficiente auditivo destaca importância do aprendizado de Libras

O jovem Gabriel Franco dos Santos, 25 anos, disse que o aprendizado de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, pela população ouvinte, tem um impact

Gente de Opinião Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)