A secretaria municipal de Educação (Semed) por meio do Departamento de Educação em suas diversas divisões promove a formação continuada para os professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Jovens e Adultos. Nos encontros realizados no último final de semana foi abordado o tema “Avaliação Nacional da Alfabetização” para 120 professores do Ensino Fundamental, reunidos nos polos das zonas Sul e Leste e o tema “Diretrizes Curriculares da Educação Infantil” para 90 professores da Educação Infantil, na escola Belezas do Buritis, localizada no bairro 4 de Janeiro.
Tamara Kasper, da Divisão de Ensino Fundamental (Diefun) conta que foi elaborado o calendário de formações continuadas deste ano dividido para professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, e professores que trabalham com Alfabetização e Letramento Matemático e ainda de Educação de Jovens e Adultos EJA. “ As primeiras capacitações tiveram início no dia 28 de março e se estendem até o final do ano. Os encontros são realizados em sua maioria aos sábados. E buscam levar temáticas do fazer pedagógico diário do professor em sala de aula”, afirma.
Ela conta que a Divisão realizou a formação para 120 professores do Ensino Fundamental, que trabalham com alunos do 1º ao 3º ano com a temática “Avaliação Nacional da Alfabetização, no dia 28 de março”. “É importante o professor saber como este aluno está sendo avaliado. E o que ele deve ensinar para que o aluno aprenda e seja alfabetizado. Trabalhamos com dois polos nas Escolas Joaquim Vicente Rondon e Francisco Erse”, disse Tamara Kasper.
A Educação Infantil neste primeiro encontro teve a participação de cerca de 150 professores na formação continuada que teve como tema “Educar, brincar, cuidar”. As capacitações foram coordenadas pela Divisão de Educação Infantil (Diei) e ministradas nos polos da Zona Sul, na escola Moranguinho, zona Leste na escola Jesus de Nazaré e Oeste na escola Tarumã.
Tamara disse que a proposta que 4º ao 5º anos ficou com a Divisão de Formação e Multimeios (Difom). São professores que não estão inseridos no bloco pedagógico e a preocupação da Semed é levar a formação e linguagem matemática para estes professores que não estão contemplados dentro do processo de formação. “A proposta da Divisão é fazer a formação para estes professores duas vezes na semana à noite. Através do projeto Reconstruindo Saberes”, explica.
A divisão de Jovens e Adultos (Eja) se reúne toda última terça-feira do mês. Tiveram 32 participantes da capacitação, entre estes, supervisores e orientadores educacionais, no Centro de Formação, no Teatro Banzeiros. O objetivo é apresentar o plano de interversão da Eja com o intuito de minimizar a evasão escolar.
Fonte: Rebeca Barca
Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)