Sexta-feira, 25 de novembro de 2011 - 16h28
Gestores das unidades escolares da rede municipal, professores que atuam nas salas de aula de recursos multifuncionais, equipe da divisão de Educação Especial, cursistas da pós-graduação em Atendimento Educacional e secretários de educação dos municípios participaram nesta sexta feira,25, do Seminário Intermunicipal ‘Promovendo a Educação Inclusiva’, realizado pela secretaria municipal de Educação por meio da Divisão de Educação no teatro Banzeiros que objetiva apresentar as experiências que façam valer o direito dos alunos especiais, buscar uma educação sem exclusões, discriminação e preconceito e realizar discussões sobre o atual cenários desses estudantes.
Participou da mesa de honra, as secretárias municipais de Educação, Maria de Fátima Ferreira de Oliveira; de Assistência Social, Benedita do Nascimento; chefe da divisão de Educação Especial, Conceição de Maria Azevedo; a Tutora Maria de Lurdes Souza Santiago e a representante das cursistas de educação especial, Cristiane Carvalho dos Santos.
A secretaria municipal de Educação Maria de Fátima Ferreira de Oliveira, representou o prefeito durante a abertura do evento. “Queremos refletir sobre a didática e mostrar as experiências de Porto velho e demais municípios como Machadinho do Oeste, Cacaulândia e Buritis, aqui representados. No início da Gestão do prefeito Roberto Sobrinho havia apenas dois alunos portadores de alguma necessidade matriculados, agora são quase quinhentos. Temos vinte salas multifuncionais e estamos buscando construir mais dezessete, que serão instaladas com a parceria do Governo Federal. O prefeito tem acompanhado este trabalho e percebo que está muito feliz com os resultados alcançados”, afirmou Maria de Fátima.
Conceição de Maria Azevedo, chefe da divisão de Educação Especial, explica que o trabalho de inclusão está inserido nas escolas municipais. “Quando são entregues os kits completos de trabalho também é feito pela prefeitura com apoio do Ministério de Educação a capacitação de quem vai trabalhar, esta que iniciou em 2007 agora virou uma especialização”, explica.
Quem foi ate o teatro Banzeiros pode observa logo na entrada um grande painel com muitas fotos de aulas ministradas na Escola Joaquim Vicente Rondon, além de quadros, artesanatos feitos com palitos de picolé e tapetinhos de tecidos amarrados, um exemplo de experiência que deu certo. A secretaria municipal de Assistência Social, Benedita Nascimento disse que a Semas busca fortalecer a rede de apoio a deficientes com a qual trabalha. “Estamos em parceria com educação e trabalhamos diretamente com portadores de necessidades especiais. Pedimos a todas as entidades que procurem a secretaria de Assistência Social e façam parcerias na intenção de melhorar a qualidade de vida destes”, afirmou Benedita.
Durante o evento que aconteceu pela parte da manhã e tarde, ocorreu a apresentação de 19 trabalhos de conclusão do curso de pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado – AEE, que teve início há um ano, com os temas: Deficiência Intelectiva; Baixa Visão; Síndrome de Down: desafio para os educadores; A inclusão do aluno surdo na escola comum: um desafio para o atendimento educacional especializado; Desenvolvimento de uma aluna com deficiência intelectual no contexto do atendimento educacional especializado; Deficiência Visual; Autismo; Atendimento para alunos com Déficit de aprendizagem como: Hiperatividade, deficiência intelectiva e física; Deficiência visual, e Atendimento para alunos com atraso neuropsicomotor.
Cristiane Carvalho dos Santos, cursista conta da satisfação de estar terminando a especialização. “Quero registrar a alegria de estar participando dessa formação. E dizer em nome de todos, pois acredito o que sentimento é o mesmo, que é muito bom fazer a diferença para aqueles que necessitam de cuidados maiores”, disse Cristina.
Fonte: Rebeca Barca
Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres
O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu
Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84
Abertas as inscrições do Processo Seletivo Unificado 2025/1
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia inicia as inscrições para mais de 4 mil vagas no Processo Seletivo Unificado (PSU/
Programa Saúde Escolar acolhe crianças e adolescentes e facilita o aprendizado em Porto Velho
Com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes, oferecendo ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde e bem-estar,