Sexta-feira, 11 de outubro de 2024 - 11h58
A 3ª edição do Seminário Regional de Tecnologia (Sertic) foi promovida pelo governo de Rondônia no município de Guajará-Mirim. Com o tema “Transformando o Aprendizado: Tecnologia Educacional, Robótica Maker e Práticas Inovadoras”, a iniciativa tem o intuito de proporcionar a inovação e integração das tecnologias digitais no ambiente educacional, proporcionando aos professores e estudantes, oportunidade de explorar novas ferramentas pedagógicas e metodologias de ensino. O Seminário foi realizado na quinta-feira (10), no auditório do Campus da Universidade Federal de Rondônia Jorge Vassilakis.
O evento contou com a participação de 150 pessoas, entre professores, gestores e estudantes. O Seminário foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), por meio da Gerência de Tecnologia Educacional (GTEC/PVH), que vem realizando todos os seminários junto aos núcleos de tecnologias da educação (NTEs) do estado, neste segundo semestre, junto às superintendências regionais de educação (Supers).
RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS
De acordo com a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, durante o Seminário houve apresentações de trabalhos, por meio de protótipos desenvolvidos nas práticas em sala de aula, e que foram disponibilizados para apreciação do público.
“A exposição do material teve por finalidade estimular o uso das ferramentas digitais e a criação de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e colaborativos. Além da apresentação de 12 práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas, sendo cinco na categoria de Robótica Maker: focados em projetos de robótica utilizando a cultura Maker; e sete de práticas inovadoras: projetos que utilizaram recursos educacionais digitais e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, que enriquecem as experiências de aprendizagem”, explicou.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha salientou que, a Robótica Educacional emerge como uma ferramenta lúdica, que tem o potencial para melhorar a relação ensino-aprendizagem, principalmente das disciplinas que envolvem raciocínio lógico e matemático. “Além de conduzir os estudantes a participarem de um processo criativo e de socialização, a Robótica Educacional contribui para despertar no aluno o interesse por conteúdos ligados à ciência e tecnologia.”
A superintendente Regional de Educação, Eunice de Oliveira Pires Santos destacou que, a tecnologia na educação tem um papel fundamental na atualidade. “As competências digitais nos conectam ao mundo, desenvolvem o pensamento crítico, ajudam na resolução de problemas e estimulam a criatividade, habilidades cada vez mais necessárias no mercado de trabalho.”
PROJETOS APRESENTADOS
Nova Mamoré
Guajará-Mirim
Prorrogado o prazo de inscrição no Seletivo Unificado (PSU/IFRO) 2025/1 do IFRO
Foram prorrogadas as inscrições do Processo Seletivo Unificado (PSU/IFRO) 2025/1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.
PS UNIR 2025 - Inscrições abertas para 2.662 vagas em 64 cursos de graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu nesta sexta-feira (20) as inscrições para o PS UNIR 2025, que irá selecionar novos alunos para ingre
O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal para obrigar, com urgência, a Universidade Federal de Rondôn
Na noite da última quinta-feira, 12 de dezembro, o Teatro Palácio das Artes de Porto Velho foi palco de uma celebração memorável: a cerimônia de col