Segunda-feira, 24 de agosto de 2015 - 07h22
Com apenas um comprimido ao ano você fica livre de verminoses. A informação foi reforçada pela Secretaria Municipal da Saúde (Semusa) em sua campanha lançada esta semana para combater verminoses e diagnosticar potenciais casos de hanseníase. A campanha iniciou pela escola municipal Semente do Araçá, localizada no bairro São Sebastião I.
A campanha visa a prevenção e o tratamento contra verminose e hanseníase. Serão atendidas crianças a partir dos 5 anos de idade, o projeto se estenderá durante todo o dia e agora pela manhã já foram atendidas 45 alunos. De acordo com Macário Júnior, clínico geral, o procedimento é simples. “Antes de tudo orientamos os pais para olharem o corpo da criança em casa, verificar algum possível surgimento de macha ou até mesmo uma lesão no corpo. Depois eles preenchem a ficha de autorização de atendimento, e quando a criança apresenta essa ficha assinada, realizamos o atendimento, e finalizamos medicando as crianças com apenas um comprimido para combater os vermes”, explicou o médico. “Esse programa é feito anualmente em todas as escolas. A evolução da doença Hanseníase demora quase nove anos depois do contato, raramente ela aparece em crianças, mas precisamos fazer esse acompanhamento de prevenção para orientar e alerta os pais para que não haja um diagnostico tardio”, informou Edilene Santos Torres, diretora dos posto de saúde São Sebastião.
Edilene ainda enfatiza que a prevenção e saúde também são matérias da escola, devemos ficar alerta não somente contra essas doenças, mas muitas outras que costumeiramente atingem as crianças.
Sintomas
Hanseníase: manchas ou placa esbranquiçado, avermelhadas ou amarronzadas, caroço e áreas do corpo com diminuição ou perda de sensibilidade. Verminoses: dores abdominais, diarreia, anemia, perda de peso, palidez, excessiva, barriga grande e sangramentos intestinais.
Fonte: Elen de Paula
Prefeitura de Porto Velho divulga nomes de convocados para o programa Unidos da Educação
A Prefeitura de Porto Velho divulgou nesta terça-feira (11) a lista dos nomes convocados pelo Edital nº 01/2025/Semed referente ao processo seletivo p
Universidades lançam carta pelo combate ao assédio
As reitoras e vice-reitoras das Universidades Federais brasileiras, reunidas durante reunião do Conselho da Associação Nacional do Dirigentes da Ins
Escola do Legislativo anuncia grade de cursos para o primeiro semestre de 2025
A Escola do Legislativo de Rondônia, que faz parte da Assembleia Legisltiva de Rondônia (Alero), divulgou a grade de cursos para os meses de março,
Uma variedade de cursos profissionalizantes presenciais acaba de ser lançados em Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de mar