Quarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Semusa inicia avaliação em estudantes



Com apenas um comprimido ao ano você fica livre de verminoses. A informação foi reforçada pela Secretaria Municipal da Saúde (Semusa) em sua campanha lançada esta semana para combater verminoses e diagnosticar potenciais casos de hanseníase. A campanha iniciou pela escola municipal Semente do Araçá, localizada no bairro São Sebastião I.

A campanha visa a prevenção e o tratamento contra verminose e hanseníase. Serão atendidas crianças a partir dos 5 anos de idade, o projeto se estenderá durante todo o dia e agora pela manhã já foram atendidas 45 alunos. De acordo com Macário Júnior, clínico geral, o procedimento é simples. “Antes de tudo orientamos os pais para olharem o corpo da criança em casa, verificar algum possível surgimento de macha ou até mesmo uma lesão no corpo. Depois eles preenchem a ficha de autorização de atendimento, e quando a criança apresenta essa ficha assinada, realizamos o atendimento, e finalizamos medicando as crianças com apenas um comprimido para combater os vermes”, explicou o médico. “Esse programa é feito anualmente em todas as escolas. A evolução da doença Hanseníase demora quase nove anos depois do contato, raramente ela aparece em crianças, mas precisamos fazer esse acompanhamento de prevenção para orientar e alerta os pais para que não haja um diagnostico tardio”, informou Edilene Santos Torres, diretora dos posto de saúde São Sebastião.

Edilene ainda enfatiza que a prevenção e saúde também são matérias da escola, devemos ficar alerta não somente contra essas doenças, mas muitas outras que costumeiramente atingem as crianças.


Sintomas

Hanseníase: manchas ou placa esbranquiçado, avermelhadas ou amarronzadas, caroço e áreas do corpo com diminuição ou perda de sensibilidade. Verminoses: dores abdominais, diarreia, anemia, perda de peso, palidez, excessiva, barriga grande e sangramentos intestinais.

Fonte:  Elen de Paula
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho divulga nomes de convocados para o programa Unidos da Educação

Prefeitura de Porto Velho divulga nomes de convocados para o programa Unidos da Educação

A Prefeitura de Porto Velho divulgou nesta terça-feira (11) a lista dos nomes convocados pelo Edital nº 01/2025/Semed referente ao processo seletivo p

Universidades lançam carta pelo combate ao assédio

Universidades lançam carta pelo combate ao assédio

As reitoras e vice-reitoras das Universidades Federais brasileiras, reunidas durante reunião do Conselho da Associação Nacional do Dirigentes da Ins

Escola do Legislativo anuncia grade de cursos para o primeiro semestre de 2025

Escola do Legislativo anuncia grade de cursos para o primeiro semestre de 2025

A Escola do Legislativo de Rondônia, que faz parte da Assembleia Legisltiva de Rondônia (Alero), divulgou a grade de cursos para os meses de março,

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais podem ser feitas até 14 de março, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais podem ser feitas até 14 de março, em Porto Velho

Uma variedade de cursos profissionalizantes presenciais acaba de ser lançados em Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de mar

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)