Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Sesau abre vagas para residência médica em Rondônia


Gente de Opinião

Candidatos vão disputar vagas para residência em Rondônia

Cerca de 300 médicos recém formados de todo o país devem disputar as 43 vagas abertas pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), para residência médica no Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) – referência em Rondônia no tratamento de alta complexidade -, e no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), este ano.

O edital para o processo seletivo foi publicado nesta sexta-feira , 9, no Diário Oficial do Estado. A prova objetiva acontece dia 07 de fevereiro, no HB, em Porto Velho, no período da manhã. À tarde, os candidatos passam pela entrevista.

De acordo com a coordenadora da Comissão de Residência Médica do HB, Fátima Sankari, há expectativa de que vários médicos de estados como Mato Grosso, Amazonas, Maranhão, Acre, São Paulo, entre outros, disputem as vagas.

Para ela, a procura pela residência em Rondônia deve crescer em pelo menos 30% neste ano. Isso, segundo Fátima Sankari, mostra que as pessoas, em especial os novos médicos, estão vendo a evolução na qualidade que a Saúde vem obtendo após o início da administração do governador Confúcio Moura.

De acordo com a coordenação da Comissão de Residência Médica do HB, as áreas de cirurgia geral, ginecologia e pediatria lideram a procura.

Todo o processo será acompanhado pela coordenação Estadual de Residência Médica. As provas – que acontecem o Hospital de Base, em Porto Velho -, seguem todas as diretrizes do Ministério da Educação (MEC).

 

Gente de Opinião

Secretário Estadual de Saúde Williames Pimentel

O secretário estadual de Saúde Williames Pimentel trabalha com a expectativa de manter a ampliação do número de residentes no HB. Este avanço será possível graças ao investimento pesado feito pelo governador Confúcio Moura na melhoria da estrutura física e médica do maior hospital do Estado, afirma Pimentel.

De acordo com Williames Pimentel, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funcionando em instituições de saúde como hospitais-escola, os pós-graduandos realizam atividades profissionais remuneradas sob a orientação de médicos especialistas.

INVESTIMENTO
No total, o governo de Rondônia vai investir cerca de R$ 3.600,00 – para cada residente -, entre bolsa de estudo e ajuda de custos. As vagas oferecidas serão para as especialidades de pediatria, clínica médica, ginecologia, oncologia, cirurgia geral, infectologia, medicina intensiva e ortopedia.

 



Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO

Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO

No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do

Prefeitura de Porto Velho alerta para chamada escolar que começa nesta terça-feira (26)

Prefeitura de Porto Velho alerta para chamada escolar que começa nesta terça-feira (26)

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciará a Chamada Escolar para o ano letivo de 2025, no período de

Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres

Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres

O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu

Ações voltadas à educação, saúde dos educandos e entrega de kits para todos os alunos da rede municipal de ensino são prioridades da gestão Hildon Chaves

Ações voltadas à educação, saúde dos educandos e entrega de kits para todos os alunos da rede municipal de ensino são prioridades da gestão Hildon Chaves

Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)