Quinta-feira, 20 de agosto de 2015 - 07h22
O Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular divulgou ontem (19) um manifesto em defesa da educação brasileira. O Fórum diz que acompanha com apreensão o desenrolar da crise política e econômica do país e que apoia o diálogo e a união da sociedade civil organizada.
"O Fórum tem esperança e acredita na prevalência do bom senso, da responsabilidade e da crítica construtiva visando a encontrar os melhores caminhos para sair da crise econômica que solapa os empregos, diminui o poder de compra da população e amplia o ambiente de pessimismo", diz o manifesto.
O fórum abrange seis entidades que, juntas, representam a maioria das instituições privadas de ensino superior. Em relação ao total de matrículas, o setor privado detém 5,5 milhões, equivalentes a 75% do total.
As entidades manifestam preocupação com a perda de poder aquisitivo da população que, segundo elas, afeta os estudantes do ensino superior. O Fórum destaca que apenas o Programa Universidade para Todos (ProUni) foi preservado "como programa social relevante". O ProUni oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições privadas.
"A crise afeta todos os setores da economia e, com a educação, não é diferente", diz o diretor-executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), Solón Caldas. A ABMES é uma das entidades que assina o manifesto. "O fórum quer manifestar preocupação e ser solidário ao governo na procura de soluções que permitam que essa situação seja equacionada o mais rápido possível", explica.
Fonte: Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil
Prefeitura de Porto Velho divulga nomes de convocados para o programa Unidos da Educação
A Prefeitura de Porto Velho divulgou nesta terça-feira (11) a lista dos nomes convocados pelo Edital nº 01/2025/Semed referente ao processo seletivo p
Universidades lançam carta pelo combate ao assédio
As reitoras e vice-reitoras das Universidades Federais brasileiras, reunidas durante reunião do Conselho da Associação Nacional do Dirigentes da Ins
Escola do Legislativo anuncia grade de cursos para o primeiro semestre de 2025
A Escola do Legislativo de Rondônia, que faz parte da Assembleia Legisltiva de Rondônia (Alero), divulgou a grade de cursos para os meses de março,
Uma variedade de cursos profissionalizantes presenciais acaba de ser lançados em Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de mar