Quinta-feira, 15 de agosto de 2019 - 10h27
O Tribunal de Contas, por meio da Escola Superior de Contas e da Ouvidoria, realizou na última terça-feira (13), no auditório do Colégio Tiradentes, em Porto Velho, o lançamento da versão 2019 do Programa TCEndo Cidadania, composta por palestras e divulgação de informações sobre o TCE-RO e a fiscalização dos gastos públicos para a comunidade escolar e a sociedade em geral.
O ponto alto da cerimônia foi o anúncio, pelo Tribunal de Contas e pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), de uma parceria visando a utilização do aplicativo Opine aí – ferramenta lançada em 2018 pelo TCE rondoniense –, a fim de que estudantes, pais e demais integrantes da comunidade possam se manifestar a respeito da qualidade dos serviços prestados nas escolas públicas de todo o Estado de Rondônia.
A mesa de trabalhos contou com a presença do diretor-geral da Escola Superior de Contas do TCE-RO, professor Raimundo Oliveira Filho; do secretário de Educação, Suamy Lacerda; da coordenadora regional de Educação de Porto Velho, Paula Benarrosh; e do diretor do Colégio Tiradentes Rondônia, capitão PM Jeferson Pires.
IMPORTÂNCIA
Abrindo os trabalhos, o diretor geral da Escon, Raimundo Oliveira, falou da importância do Programa TCEndo Cidadania, que será efetivado neste segundo semestre em escolas públicas de todo o Estado. “É o Tribunal de Contas exercendo seu papel educativo-pedagógico e oferecendo esse programa que visa a conscientização sobre a importância do exercício da cidadania desde a mais tenra idade, para que alcancemos a desejada melhoria dos serviços públicos prestados para nossa população”, afirmou.
Entre as atividades que marcarão a retomada do TCEndo Cidadania, destacou a utilização de duas ferramentas tecnológicas lançadas pelo TCE-RO, o aplicativo Opine aí e o portal Tô no Controle, a fim de oportunizar manifestações da comunidade sobre a gestão escolar em Rondônia. “Queremos agradecer à Seduc por essa parceria, que certamente muito contribuirá para ampliar, ainda mais, a qualidade da gestão e, por consequência, dos serviços prestados em nossas escolas”, completou.
Já o secretário Suamy Lacerda citou o novo momento vivido na educação, ressaltando o apoio oferecido pelo TCE-RO. “A proposta do Tribunal de Contas nos interessou logo de início, pois acreditamos na possibilidade de melhoria, e da necessidade que temos de aprimorar a gestão de nossas escolas”, disse o secretário, conclamando todos os diretores de escolas a abraçarem o Programa TCEndo Cidadania e as ferramentas de TI que serão utilizadas.
A titular da CRE de Porto Velho, Paula Benarrosh, e o diretor do Colégio Tiradentes, capitão Pires, em suas falas, incentivaram os estudantes a se engajarem na ação de avaliação da gestão das escolas, por meio do aplicativo Opine aí, destacando a importância de que isso seja feito com responsabilidade e coerência, tendo como objetivo sempre o aprimoramento dos serviços prestados à comunidade escolar.
Antes do encerramento, houve ainda a apresentação de vídeo institucional do TCE-RO, assim como uma breve explicação, feita por servidores da Ouvidoria do Tribunal de Contas, sobre o cronograma de trabalho do TCEndo Cidadania neste segundo semestre.
Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO
No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do
Prefeitura de Porto Velho alerta para chamada escolar que começa nesta terça-feira (26)
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciará a Chamada Escolar para o ano letivo de 2025, no período de
Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres
O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu
Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84