Quinta-feira, 27 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

TCE usa aplicativo em ação que foca na estrutura das escolas de Rondônia


TCE usa aplicativo em ação que foca na estrutura das escolas de Rondônia  - Gente de Opinião

Dentro das ações realizadas pelo Tribunal de Contas (TCE-RO), voltadas às políticas públicas da educação em Rondônia, foi realizada, na segunda-feira (26/6), a capacitação para gestores de 20 escolas de Porto Velho, com foco no diagnóstico da infraestrutura física dos estabelecimentos de ensino. 

 

Trata-se de um ciclo-piloto, que, entre as novidades, trouxe o uso do aplicativo Opine aí – solução tecnológica criada pelo Tribunal de Contas. A ferramenta passou por uma customização visando à coleta de dados e informações das escolas, em um processo rápido que vai, em contrapartida, gerar um panorama geral da infraestrutura das escolas da Capital. 

 

Esse foi um dos pontos destacados pelo Presidente do TCE-RO, Conselheiro Paulo Curi Neto, na abertura do evento, na sede da Escola Superior de Contas (ESCon). “A ideia é que trabalhemos, em regime de cooperação, a fim de fazer u diagnóstico preciso e aprofundado da situação atual das escolas. E para isso precisamos muito do apoio dos gestores”, acentuou. 

 

Falando pela Secretaria-Geral de Controle Externo (SGCE), o Auditor de Controle Externo, Fernando Junqueira Bordignon, titular da Coordenadoria Especializada em Fiscalizações (Cecex-6), ressaltou a importância de que os dados tenham o máximo de fidedignidade. “É preciso parearmos uma atividade tão nobre, quanto a educação, com a estrutura física necessária para seu desenvolvimento”, acentuou. 

 

COMO VAI FUNCIONAR 

 

Na sequência, a equipe do Tribunal de Contas, composta pelo Auditor de Controle Externo Rúlian Afonso de Lima e as engenheiras Júlia Gomes de Almeida e Charlene Rocha Andrade, passaram a discorrer sobre o trabalho que será realizado nesse ciclo-piloto do projeto Estruturas da Educação. 

 

Na ocasião, expuseram, em detalhes, o manual com todas as atividades dessa fase do projeto, assim como o diagnóstico, que será realizado por meio do aplicativo Opine aí, que permite ao usuário avaliar a infraestrutura de sua unidade escolar de forma simples e intuitiva, proporcionando a inclusão de diálogos e imagens que comprovem as classificações atribuídas. 

 

Nesse ciclo-piloto, participam 12 escolas geridas pelo Município de Porto Velho e oito pelo Estado de Rondônia, selecionadas pela equipe de trabalho da Cecex-6, em conjunto com as secretarias e equipe técnica responsável pelo projeto. 

 

Durante toda a atividade, os gestores também puderam esclarecer dúvidas e obter mais informações com a equipe do Tribunal de Contas, incluindo prazos, objetivos e critérios. Esse trabalho subsidiará a fase seguinte do Estruturas da Educação, que vai contemplar as 1.100 unidades escolares de Rondônia (tanto municipais quanto estaduais). 

 

A ideia, conforme o projeto, é realizar um grande diagnóstico de toda a parte da infraestrutura das escolas, que será submetido às relatorias para, assim, subsidiar decisões focadas, primordialmente, em recomendações e determinações a fim de elevar o nível das estruturas das escolas de Rondônia na atualidade.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 27 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae RO lança pré-aceleração de startups no IFRO Calama

Sebrae RO lança pré-aceleração de startups no IFRO Calama

Na noite do dia 25 de março, teve início o programa de pré-aceleração Sebrae Startup Garage, reunindo 30 alunos do Instituto Federal de Rondônia (IF

Faculdade da Prefeitura de Porto Velho é oportunidade para realização do sonho de ingressar em um curso superior

Faculdade da Prefeitura de Porto Velho é oportunidade para realização do sonho de ingressar em um curso superior

O sonho de se formar em uma faculdade é um objetivo de muitas pessoas. E esse desejo se tornou realidade para vários estudantes porto-velhenses atravé

Pautas de reivindicação são discutidas durante reunião com profissionais da educação em Rondônia

Pautas de reivindicação são discutidas durante reunião com profissionais da educação em Rondônia

Nesta terça-feira (25), representantes do Governo de Rondônia, incluindo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Secretaria de Estado do Plane

Cerejeiras se prepara para receber ciclo de palestras da Escola do Legislativo na Agrocom

Cerejeiras se prepara para receber ciclo de palestras da Escola do Legislativo na Agrocom

A cidade de Cerejeiras será palco de um evento importante entre os dias 3 e 5 de abril, a Agrocom (Feira de Negócios do Agro, Comércio e Família). D

Gente de Opinião Quinta-feira, 27 de março de 2025 | Porto Velho (RO)