Terça-feira, 1 de fevereiro de 2022 - 10h43
Com o retorno das aulas presenciais no próximo dia 9 de fevereiro, o transporte escolar terrestre não será mais problema para os cerca de 5 mil alunos que estudam nas escolas da zona rural de Porto Velho. Eles agora serão transportados na nova frota de ônibus adquirida pela prefeitura.
Durante as gestões anteriores, a precariedade do transporte escolar gerou muitos transtornos e prejuízos para os pais e estudantes, além de graves problemas para o município. Em 2019, porém, o problema foi resolvido com a aquisição de 146 novos veículos, inclusive adaptados com rampa para cadeirantes.
Além dos ônibus, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), contratou motoristas e monitores para o transporte escolar rural. Todos eles passaram por treinamento, cursos de formação e estão preparados para iniciar as suas rotas de trabalho.
“Um planejamento foi elaborado para dar suporte aos alunos da rede rural de ensino, de maneira que todos os distritos e localidades vão ser atendidos por esse serviço”, afirmou a secretária da Semed, Gláucia Negreiros.
Ônibus passaram por revisão antes do início do ano letivoPREPARAÇÃO
Conforme o responsável pelo transporte escolar rural, Zeno Ramos, inicialmente 135 veículos serão colocados à disposição para atender a comunidade estudantil. Os demais ficarão de reserva para suprir qualquer eventualidade que venha surgir no transcurso do ano letivo.
“Todos os ônibus já passaram por manutenção prévia, como lavagem, lubrificação e troca de alguma lâmpada das lanternas ou faróis. Eles também vão passar pela vistoria escolar, mas todos estão prontos para iniciar o transporte dos alunos”, explica Ramos.
ESCOLAS
No total, os veículos vão atender 57 escolas. As unidades de ensino estão localizadas no setor chacareiro da capital (zona Leste e Colônia do Japonês), Estrada da Penal, BR-319 (Joana D´arc), no sentido Humaitá, BR-364 (sentido candeias e Rio Branco), distritos de Jaci-Paraná, Rio Pardo, União Bandeirante, Nova Mutum Paraná, Abunã, Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia, além das localidades de Embaúba e Taquara (Vila da Penha, na BR-425, sentido Guajará-Mirim).
O horário de atendimento com o transporte escolar será pela manhã e à tarde, dependendo da localidade. Para usufruir do serviço, basta estar matriculado nas escolas da rede rural de Porto Velho.
Olimpíada de Administração abre inscrições para edição de 2025
Mostrar o valor da sustentabilidade nas organizações e formar profissionais mais conscientes. Esse é o principal objetivo da 2º Olimpíada Brasileira
Professora de Cabixi (RO) é homenageada por projeto que promove igualdade racial na educação
A professora Kerlen Patricia de Oliveira Souza, da Escola Municipal Chico Soldado, localizada no município de Cabixi (RO), foi homenageada com um Vo
Campanha de arrecadação de livros marca o Dia do Livro Infantil em parceria com a AJEB-RO
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, a Biblioteca Municipal Francisco Meireles, em parceria com a Associação
Deficiente auditivo destaca importância do aprendizado de Libras
O jovem Gabriel Franco dos Santos, 25 anos, disse que o aprendizado de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, pela população ouvinte, tem um impact