Domingo, 2 de outubro de 2016 - 14h26
A Unidade de Mediação de Ensino Superior Para a Amazônia (Umesam), realizará nos dias 3 e 4 de outubro, no Hotel Rondon Palace, das 19 às 22h, Aula Magna para os alunos com graduação concluída nas áreas de educação, direito e saúde e que estejam interessados em cursar mestrado por uma faculdade estrangeira.
O evento é gratuito e acontece no Hotel Rondon Palace, na avenida Jorge Teixeira, 491, das 19h às 22h. O mesmo seminário foi realizado nas cidades Vilhena, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Ariquemes e agora em Porto Velho.
Nos encontros serão esclarecidos pontos da legislação brasileira que proíbem que uma universidade estrangeira ministre cursos de graduação e pós-graduação no Brasil. No entanto, afirmam os organizadores, o governo brasileiro tem flexibilizado os procedimentos burocráticos para a revalidação de diplomas de cursos, tanto de graduação como pós-graduação, realizado no exterior, principalmente nos países do bloco do Mercosul.
De acordo com o professor doutor Leopoldo Briones Salazar, diretor geral da Visión Educacional Chile, o que está sendo oferecido aos graduados portovelhenses é a chance de se matricular em uma universidade do Mercosul que integra a parceria com a entidade que ele dirige.
Em alguma fase do curso, o aluno terá que ir ao país onde funciona a universidade em que está matriculado. Mas, na primeira etapa, a Visión Educacional Chile é que fará a matrícula do aluno com a entrega de documentos à instituição de ensino, com procuração exclusiva para esse fim.
A partir registro da matrícula, os estudos e orientações ocorrerão via plataforma Moodle. Trata-se de uma plataforma de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual.
Recentemente, o Conselho Nacional de Educação editou a Resolução n° 3, de 22 de junho de 2016, que dispõe sobre normas referentes à revalidação de diplomas de graduação e pós-graduação Stricto sensu (mestrado e doutorado), expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior, no qual estabelece prazo de até 180 dias para as universidades federais revalidarem os diplomas.
Estará presente ao evento o diretor geral da Universidade Católica do Chile, o professor doutor Leopoldo Briones Salazar. É Mestre em Educação com menção Currículo. Professor Licenciado em Linguística, Pontifícia Universidade Católica do Chile. Especialista em Currículo e Políticas Educacionais.
Profissional do MEC do Chile (2000-2004). Investigador, Consultor e Assessor de Instituições Públicas e Privadas. Docente Programa Doutorado, Universidade de Playa Ancha, Região de Valparaíso, Chile. Coordenador Unidade de Desenvolvimento Curricular Centro Tecnológico Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, Chile. Especialista em acreditação de educação superior e gestão universitária.
Interessados podem buscar esclarecimentos e aos veículos de comunicação podem entrar em contato para agendar entrevistas com os contatos:
Contatos:
João Paulo 99286-2673
Ana Paula 98111-0030
Helena (Taentos Humanos) 98213-9062
Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena
“A educação é o pilar fundamental para transformar vidas e promover o desenvolvimento do nosso estado. Essas obras são mais que estruturas físicas;
Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024
No próximo dia 29 de novembro, Brasília será palco da 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024, evento gratuito voltado a professores da rede públ
Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves
Realizar o sonho de ingressar em um curso superior é o anseio de muitos estudantes de baixa renda. Um caminho árduo diante da limitação financeira, ma
Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO
No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do