Quinta-feira, 11 de agosto de 2016 - 16h30
O Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (PPGG/UNIR) realizará na próxima segunda-feira, dia 15 de agosto, a aula inaugural do ano letivo de 2016. A atividade acontecerá às 19h, no auditório da UNIR-Centro.
Na aula inaugural será ministrada a palestra Ideias de mundo, ideias geográficas, cientificidade e desafios à produção do conhecimento, pelo professor doutor Francisco de Assis Mendonça, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O professor doutor Adnilson de Almeida Silva, vice-coordenador do PPGG da UNIR, destaca que “o evento constitui um marco na Geografia de Rondônia e que terá repercussões na Pan-Amazônia”, por se tratar do primeiro programa de doutorado da região norte do Brasil.
O Mestrado em Geografia é também o primeiro programa de pós-graduação da UNIR a ter discentes indígenas. São eles Francisco Oro Waram e Gasodá Suruí, que foram aprovados no último processo seletivo.
“Neste momento tão importante historicamente para o Estado de Rondônia e para a Universidade Federal de Rondônia, agradecemos a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a concretização do programa”, declarou a coordenadora do PPGG, professora doutora Maria Madalena de Aguiar Cavalcante.
Sobre o palestrante
Francisco de Assis Mendonça é graduado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, mestre em Geografia Física e Meio Ambiente e doutor em Clima e Planejamento Urbano, ambos pela Universidade de São Paulo, com pós-doutoramento em Epistemologia da Geografia pela Universidade de Sorbonne em Paris – França, pela Universidade de Chile (UCHILE) e pela London School of Hygine and Tropical Medicine (LSHTM) da Inglaterra. É um pesquisador de grande relevância para a geografia brasileira, tendo mais de 50 artigos em periódicos nacionais e internacionais, além de 16 livros e 44 capítulos de livros.
Segundo o vice-coordenador do PPGG, o professor Francisco Mendonça “tem contribuído significativamente para Rondônia, pois juntamente com a coordenação do PPGG/UNIR, elaborou a proposta do Doutorado Interinstitucional entre UNIR e UFPR, o qual foi aprovado pela CAPES e possibilitará a formação de 20 doutores em Geografia no Estado”.
O PGG/UNIR
O Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia (PPGG/UNIR) iniciou suas atividades em 2006 com a primeira turma de Mestrado. Já formou mais de 100 mestres que atuam em Instituições de Ensino Superior públicas e privadas de Rondônia, Amazonas, Pará, Acre, Mato Grosso, Sergipe, Maranhão, dentre outros, bem como em escolas, órgãos governamentais e entidades da sociedade civil na Amazônia.
Em 2015, o PPGG recebeu nota 4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o que possibilitou a apresentação do projeto de Doutorado, aprovado em seguida.
O Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIR é o primeiro implantado na região Norte do Brasil. Possui como área de concentração “Ambiente e Território na Pan-Amazônia” e duas linhas de pesquisas: “Território e Sociedade na Pan-Amazônia” e “Paisagem, Processos do Meio Físico e Gestão Ambiental”.
O professor Adnilson Silva observou que a construção do PPGG, nos níveis de Mestrado e Doutorado, exigiu muito trabalho e dedicação coletiva de um conjunto de professores, alunos e técnicos do Núcleo de Ciências Exatas e da Terra (NCET) e da administração superior da UNIR. “Os próximos desafios serão a consolidação do Programa e a busca pela sua internacionalização, por meio de intercâmbios, acordos de cooperação técnica e parcerias com instituições acadêmico-científicas e com entidades civis que desenvolvem ações e interesses comuns para o desenvolvimento de Rondônia, da região Norte brasileira e da Pan-Amazônia”, assegura o vice-coordenador.
Fonte: UNIR
Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena
“A educação é o pilar fundamental para transformar vidas e promover o desenvolvimento do nosso estado. Essas obras são mais que estruturas físicas;
Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024
No próximo dia 29 de novembro, Brasília será palco da 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024, evento gratuito voltado a professores da rede públ
Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves
Realizar o sonho de ingressar em um curso superior é o anseio de muitos estudantes de baixa renda. Um caminho árduo diante da limitação financeira, ma
Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO
No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do