Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

UNIR e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas celebram parceria para criação de Centro de Referência


A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça assinaram, na manhã desta quinta-feira, 31, o termo de cooperação para implantação, em Rondônia, de um Centro Regional de Referência (CRR) para capacitação de profissionais que atuam na atenção a usuários de crack e outras drogas. A assinatura do termo de cooperação aconteceu durante a abertura da 1ª Jornada de Prevenção às Drogas, realizada pela Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz/RO). O secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore André Zílio Maximiano, aproveitou a oportunidade para oficializar a parceria junto a UNIR, que foi representada pelo professor doutor Paulo Renato Calheiros, do Departamento de Psicologia.

O CCR trabalhará em parceria com a Saúde, Poder Judiciário, Ministério Público e Segurança Pública em prol do objetivo de desenvolver políticas públicas eficazes de atendimento aos usuários de drogas e seus familiares, conforme explicou o professor Paulo Calheiros. Além do professor Calheiros, a coordenação do projeto também esta sob a responsabilidade do professor Paulo Rogério Morais, do Departamento de Psicologia da UNIR.

“Mesmo antes da missão de coordenar o CCR, a UNIR já fazia a sua parte junto à comunidade, através do desenvolvimento de linhas de pesquisa e projetos de extensão voltados para a questão do crack e outras drogas. Dessa forma, a universidade se inclui como parte importante da rede de combate às drogas”, completou Calheiros.

Este já é o 45º Centro de Referência implantado no país em parceria com universidades e restam ainda mais quatro estados a serem contemplados, de acordo com o secretario nacional da Senad. Maximiano falou da satisfação e da importância de estar celebrando essa parceria com a UNIR.

“A missão da universidade de levar capacitação aos profissionais é importantíssima nesse processo. Estamos diante de um problema que demanda ações de saúde, assistência social e segurança pública para ser solucionado. É essencial produzir ciência, pesquisas e debater o tema para que as políticas criadas sejam eficazes”, concluiu o secretario nacional.

Sobre o CCR

O CRR será um centro permanente de formação e capacitação de profissionais que atuam nas redes de atenção integral à Saúde e de Assistência Social, no Poder Judiciário, Ministério Público e na Segurança Pública com usuários de crack e outras drogas e seus familiares. O objetivo é oferecer consultoria técnica para instituições que se dedicam ao tratamento e assistência de dependentes químicos.

Entre as principais atividades a serem desenvolvidas pelo CCR destacam-se a promoção de ações integradas para a apresentação de programas de prevenção ao consumo e de redução de danos relacionados ao consumo de drogas; e realizar pesquisas no âmbito do consumo de crack e outras drogas no estado de Rondônia.

Está prevista a realização de seis diferentes programas de treinamento destinados a diversos profissionais para o atendimento de saúde e social de usuários de crack, álcool e outras drogas.

Os cursos terão duração média de 60 horas, com turmas que variam de 40 a 80 participantes.

Fonte: UNIR
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais podem ser feitas até 14 de março, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais podem ser feitas até 14 de março, em Porto Velho

Uma variedade de cursos profissionalizantes presenciais acaba de ser lançados em Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de mar

CBI of Miami lança maior campanha solidária de bolsas de estudo e novos cursos

CBI of Miami lança maior campanha solidária de bolsas de estudo e novos cursos

Em sua maior edição, o CBI of Miami, referência internacional na formação de especialistas em saúde mental e neurodesenvolvimento, inicia sua maior

Porto Velhoi: inscrições para o Processo Seletivo Simplificado do programa “Unidos pela Educação” terminam nesta quinta-feira

Porto Velhoi: inscrições para o Processo Seletivo Simplificado do programa “Unidos pela Educação” terminam nesta quinta-feira

Encerram nesta quinta-feira (6), as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para a contratação de voluntários que atuarão no programa “Unidos

 Projeto da UNIR busca soluções para aquicultura

Projeto da UNIR busca soluções para aquicultura

Com o objetivo de promover a integração e o fortalecimento da cadeia produtiva da aquicultura, docentes da Universidade Federal de Rondônia (UNI

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)