Sexta-feira, 22 de dezembro de 2023 - 13h43
A comunidade acadêmica da Universidade Federal de
Rondônia (UNIR) escolheu nesta quinta-feira, dia 21 de dezembro, as novas
reitora e vice-reitora da instituição. A professora Marília Pimentel foi a
vencedora da consulta à comunidade para o cargo de reitora, e a professora
Viviane Ricciotti a escolhida para o cargo de vice-reitora. A votação aconteceu
durante toda a quinta-feira, e o resultado foi anunciado pela comissão
responsável pelo pleito por volta das 21h15.
A escolhida para o cargo de reitora, Marília
Pimentel, é professora do Departamento de Línguas Vernáculas, no Campus
da UNIR em Porto Velho, e docente da Universidade há 25 anos. Além dos cursos
de graduação ela também atua na pós-graduação e tem trabalhos junto a
populações de migrantes. Na gestão da UNIR esteve à frente da Assessoria de Relações
Internacionais, foi Diretora de Extensão e Cultura, e atualmente é a titular da
Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea). Ao longo de
sua campanha suas propostas foram focadas na consolidação da universidade,
especialmente a conclusão de obras, busca por recursos financeiros além do
orçamento próprio da UNIR, e na necessidade de ampliação do corpo técnico da
instituição.
“Temos um grande desafio pela frente, e sabemos o que deve ser realizado. Muitas das ações já foram iniciadas e por isso há um caminho claro a ser seguido: ampliar a inserção da universidade na sociedade e junto a outras instituições, aumentando os recursos de que dispõe a UNIR, e reforçar o nosso corpo técnico, tornando o ambiente de trabalho mais leve e mais eficientes os serviços entregues à sociedade e aos nossos alunos”, detalhou a Marília Pimentel logo depois do resultado que a apontou como nova reitora da UNIR.
A vice-reitora eleita pela comunidade acadêmica, Viviane Ricciotti, atua no Departamento de Engenharia Elétrica, com atuação especialmente na pesquisa e na elaboração de projetos para captação de recursos, entre eles a implantação de estruturas de energia solar. “A atuação agora é conjunta, entre Vice-Reitora e Reitoria, e vamos ter foco na elaboração e projetos para a Universidade em busca de recursos e parceiros para que possamos, juntos, melhorar a infraestrutura da UNIR e as condições para nossos alunos e para os docentes, especialmente na pesquisa”, disse a vice-reitora eleita.
Processo tranquilo – O presidente da Comissão de Consulta para a Reitoria e Vice-Reitoria, professor Clodoaldo Freitas, logo após a divulgação dos resultados avaliou todo o processo como tranquilo e dentro da normalidade. “Durante toda a campanha, e principalmente no dia da votação, tudo transcorreu de acordo com o esperado. O clima foi de respeito e as discussões foram centradas nas propostas apresentadas pelas dez candidaturas à Reitoria e Vice-Reitoria. A avaliação é que a Universidade sai vencedora deste processo”, disse o professor Clodoaldo Freitas.
Modo de votação – Nas universidades federais o processo de consulta para os cargos de reitora e vice-reitora acontece com pesos diferentes para o conjunto de votos de cada categoria de compõe a comunidade universitária. Os alunos, no conjunto, representam 15% do resultado final, mesmo peso que têm os técnicos administrativos, enquanto o conjunto dos professores representa 70% do resultado final. Após a apuração da quantidade de votos em cada segmento, é apresentado o resultado corrigido, e este é o resultado final.
Para a Reitoria o resultado final trouxe a professora Marília Pimentel em primeiro lugar, com 36,5%; em segundo lugar o professor João Gilberto, com 29,7%; em terceiro a professora Walterlina Brasil, com 22,3%; e em quarto lugar a professora Aurineide Braga, com 11,5%. Já para o cargo de vice-reitora a professora Viviane Ricciotti obteve 33,6%; o professor Ricardo Gilson alcançou 28,5%; o professor Odirlei Lovo foi o terceiro colocado, com 24,2%; o professor Petrus Luna teve 7,9%; o professor Marcelo Leal 5,1%; e o professor Odair Ferrari 0,6%.
Nomeação e posse – A votação ocorrida nesta quinta-feira, 21, é uma consulta à comunidade universitária, que aponta a sua preferência para a gestão da UNIR pelos próximos quatro anos. O resultado da consulta, como previsto em legislação, será apresentado pela comissão responsável ao Conselho Universitário (Consun), que se reunirá como Colégio Eleitoral para então votar os nomes que vão compor uma lista tríplice, tanto para o cargo de reitora como de vice-reitora.
No caso da Reitoria a lista é enviada à Presidência da República para que haja a nomeação da nova reitora, e então a sua posse. Já a Vice-Reitoria é nomeada por meio de portaria emitida pela própria UNIR. Respeitando-se a vontade da maioria na consulta, o que ocorre é a eleição, no Consun como Colégio Eleitoral, das primeiras colocadas para que encabecem a lista tríplice, e que estas sejam as nomeadas. A expectativa é de que estes trâmites sejam realizados até o mês de fevereiro, uma vez que o mandato do atual vice-reitor, professor Juliano Cedaro, que está no exercício da Reitoria, termina no princípio de março.
Fies terá mais de 112 mil novas vagas em 2025 e 50% delas serão para inscritos no CadÚnico
O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), vai ofertar 112.168 novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 2025
SESI-RO está com matrículas abertas para o ano letivo de 2025
No primeiro dia de seu mandato como vereador em Porto Velho, Dr. Breno Mendes, conhecido como Fiscal do Povo, mostrou a que veio. Ele iniciou sua at
Projeto Estudante Auditor 2024 promove cidadania e transforma escolas da rede pública em Rondônia
A edição 2024 do Projeto Estudante Auditor, realizado pelo governo de Rondônia, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria
Justiça assegura a continuidade do Curso de Medicina da FIMCA Vilhena
A Faculdade Integrada Aparício Carvalho Vilhena (FIMCA Vilhena), instituição de ensino superior com sede em Vilhena, Rondônia, recebeu uma importan