Segunda-feira, 6 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Unir promoverá feira internacional de ciências e inovação em Porto Velho nos dias 13 e 14 de novembro


Unir promoverá feira internacional de ciências e inovação em Porto Velho nos dias 13 e 14 de novembro - Gente de Opinião

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realizará na próxima semana, dias 13 e 14 de novembro, em Porto Velho, a primeira edição da Feira Internacional de Ciências e Inovação na Amazônia – Conecta, um evento totalmente gratuito, voltado para a divulgação e popularização da ciência e aberto ao público em geral.

O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propesq) e tem como tema desta edição pioneira “A Ciência que eu faço”. O objetivo é divulgar as pesquisas que são realizadas por pesquisadores, acadêmicos e docentes da UNIR em Rondônia, como também nacionalmente e internacionalmente, em parceria com outras instituições.

“A intenção é proporcionar um ambiente favorável para a promoção da ciência em diferentes níveis de conhecimento (empresas, produtos e serviços), fomentando o intercâmbio entre estudantes, pesquisadores e profissionais das instituições do estado de Rondônia, Brasil e Exterior”, disse o coordenador do evento, Fabrício Evaristo Corrêa, acrescentando que “a ideia para as próximas edições é conseguir parceiros diversos para que juntos possamos demonstrar o que Rondônia produz em termos de pesquisa”.

Na semana passada o evento foi realizado no Campus UNIR de Ji-Paraná, nos dias 6 e 7 de novembro, com 129 trabalhos apresentados, e agora segue para Porto Velho, onde serão expostos os resultados de mais 187 pesquisas realizadas em diversas áreas do conhecimento, desde as humanas até ciência e tecnologia.

O Governo de Rondônia - por meio da Fapero, do Mero e de outros órgãos - é parceiro da UNIR na realização do evento.

Inscrições e Programação

As inscrições para participação como ouvinte e obtenção de certificado das atividades da Conecta Porto Velho podem ser feitas gratuitamente neste link. Nos dias de programação na capital, de 13 a 14 de novembro, as atividades se dividem entre o auditório da UNIR-Centro, o Mero – Museu Palácio da Memória Rondoniense, a Praça Getúlio Vargas, o Calçadão Manelão e o Mercado Cultural. Clique aqui para ver a programação completa da Conecta-Porto Velho.

A fim de integrar os mais diversos públicos - estudantes, profissionais, pesquisadores e visitantes -, a programação do evento é bastante diversificada, contando com apresentação de robótica em parceria com o Ifro, palestras do Programa de Astronomia da UNIR e Clube de Astronomia de Rondônia, além das apresentações de projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico Profissionalizante do estado. Haverá palestras sobre pesquisas e parcerias com Sedam, Censipam, Embrapa na Amazônia, Ifro, TCE, Fiocruz, Governo de Rondônia, PGE, Senai, entre outros; além de exposições de livros; mostra de cursos; apresentação e premiação das melhores teses e dissertações da UNIR; e momento cultural.

Também foram incorporados à programação do evento os seminários finais dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), que tradicionalmente ocorrem no fim do ano para divulgação dos resultados de pesquisas realizadas a cada ciclo dos Programas e que agora terão espaço na feira internacional. E ainda integram a programação da feira o Seminário de Pós-graduação e Pesquisa e o Simpósio de Inovação, Propriedade Intelectual e Tecnologia.

Abertura na UNIR-Centro | Porto Velho

A abertura oficial, seguida de conferência, será no dia 13 de novembro, às 8h, no auditório da UNIR-Centro. Em seguida, haverá uma palestra sobre Pesquisa e Cooperação Brasil-Bolívia e um diálogo aberto com ex-integrantes do Pibic. Durante a tarde, as palestras com instituições parceiras abordarão o Programa de Astronomia da UNIR e o Clube de Astronomia de Rondônia; e as pesquisas realizadas pela Sedam, Censipam e Embrapa na Amazônia. Também haverá uma mesa redonda que discutirá a importância da realização de feiras científicas para o ensino e a pesquisa em Rondônia.

O segundo e último dia (14) segue com Mostra de Robótica do Ifro, apresentações de trabalhos, mesas e palestras com instituições parceiras (Ifro, TCE, Fiocruz, Setic, PGE, Senai), exposições de cursos e de livros, além do momento cultural. A Conecta encerrará com as premiações dos melhores trabalhos do último ano do Pibic e Pibiti, às 17h no Mercado Cultural.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 6 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fies terá mais de 112 mil novas vagas em 2025 e 50% delas serão para inscritos no CadÚnico

Fies terá mais de 112 mil novas vagas em 2025 e 50% delas serão para inscritos no CadÚnico

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), vai ofertar 112.168 novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 2025

SESI-RO está com matrículas abertas para o ano letivo de 2025

SESI-RO está com matrículas abertas para o ano letivo de 2025

No primeiro dia de seu mandato como vereador em Porto Velho, Dr. Breno Mendes, conhecido como Fiscal do Povo, mostrou a que veio. Ele iniciou sua at

Projeto Estudante Auditor 2024 promove cidadania e transforma escolas da rede pública em Rondônia

Projeto Estudante Auditor 2024 promove cidadania e transforma escolas da rede pública em Rondônia

A edição 2024 do Projeto Estudante Auditor, realizado pelo governo de Rondônia, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria

Justiça assegura a continuidade do Curso de Medicina da FIMCA Vilhena

Justiça assegura a continuidade do Curso de Medicina da FIMCA Vilhena

A Faculdade Integrada Aparício Carvalho Vilhena (FIMCA Vilhena), instituição de ensino superior com sede em Vilhena, Rondônia, recebeu uma importan

Gente de Opinião Segunda-feira, 6 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)