Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

UNIR seleciona bolsistas para supervisão em Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes, em Porto Velho


 O Ministério da Saúde, sob a coordenação geral do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ), em parceria com o Departamento de Educação Física da Fundação Universidade Federal de Rondônia (DEF/UNIR), desenvolverá, em Rondônia, o projeto “Estudo de Risco Cardiovascular em Adolescente” (ERICA), no período de agosto a outubro de 2014. Serão avaliados 1.440 alunos de 24 escolas da rede municipal, estadual e privada de Porto Velho.

Em Rondônia, o projeto será coordenado pelos professores: mestre Luis Gonzaga de Oliveira Gonçalves, doutor Célio José Borges e doutora Angeliete Garcez Militão, do DEF/UNIR. Para compor a equipe de Rondônia, serão selecionados oito supervisores (profissionais com formação preferencial na área da saúde: enfermeiros, médicos, profissionais de Educação Física, odontólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e biólogos), sendo quatro deles supervisores de campo, responsáveis pelo acompanhamento da coleta de dados e transferência desses dados para o sistema computacional, e os outros quatro, supervisores de escolas, responsáveis pelo contato com a direção das escolas e sensibilização dos alunos.

As inscrições para participar do projeto podem ser feitas de 11 de junho a 11 de julho de 2014, conforme Edital de seleção divulgado nesta quarta-feira (11) e disponível no site da UNIR (www.unir.br). Para se inscrever, o candidato deve enviar o currículo lattes (no formato PDF) e o formulário de inscrição (em anexo) preenchido para o e-mailprojetoerica.unir@gmail.com. No assunto do e-mail deve constar "SELEÇÃO SUPERVISOR ERICA”.

A seleção dos candidatos será realizada em três etapas: avaliação do currículo lattes, entrevista e avaliação do candidato no treinamento para o trabalho de campo. Os candidatos selecionados para a função de supervisores receberão bolsa mensal do CNPq nos meses de agosto, setembro e outubro de 2014.

PROJETO ERICA

O ERICA é um estudo multicêntrico nacional que tem por objetivo conhecer a proporção de adolescentes com diabetes mellitus e obesidade, assim como traçar o perfil dos fatores de risco para doenças cardiovasculares (como níveis de lipídios e pressão arterial, entre outros) e de marcadores de resistência à insulina e inflamatórios nessa população. Para isso, serão avaliadas as condições de saúde de cerca de 75 mil estudantes entre 12 e 17 anos, de 1.251 escolas brasileiras, públicas e particulares, distribuídas pelas 124 cidades participantes – incluindo todas as capitais.

Os resultados obtidos pelo ERICA poderão ajudar a reorientar as políticas públicas de educação e saúde voltadas para os jovens brasileiros, a partir da identificação de vulnerabilidades e necessidades dessa população. Além de apresentar um panorama do estado atual da saúde dos nossos jovens, permitirão, ainda, definir padrões nacionais para algumas características físicas na população de 12 a 17 anos como, por exemplo, peso, altura, pressão arterial e circunferência da cintura, o que será importante para diversos outros estudos no futuro.

Mais informações podem ser obtidas na página do projeto ERICA (www.erica.ufrj.br) e no site da UNIR (www.unir.br).

*Com informações do projeto ERICA / Fonte: UNIR

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais podem ser feitas até 14 de março, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais podem ser feitas até 14 de março, em Porto Velho

Uma variedade de cursos profissionalizantes presenciais acaba de ser lançados em Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de mar

CBI of Miami lança maior campanha solidária de bolsas de estudo e novos cursos

CBI of Miami lança maior campanha solidária de bolsas de estudo e novos cursos

Em sua maior edição, o CBI of Miami, referência internacional na formação de especialistas em saúde mental e neurodesenvolvimento, inicia sua maior

Porto Velhoi: inscrições para o Processo Seletivo Simplificado do programa “Unidos pela Educação” terminam nesta quinta-feira

Porto Velhoi: inscrições para o Processo Seletivo Simplificado do programa “Unidos pela Educação” terminam nesta quinta-feira

Encerram nesta quinta-feira (6), as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para a contratação de voluntários que atuarão no programa “Unidos

 Projeto da UNIR busca soluções para aquicultura

Projeto da UNIR busca soluções para aquicultura

Com o objetivo de promover a integração e o fortalecimento da cadeia produtiva da aquicultura, docentes da Universidade Federal de Rondônia (UNI

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)