Quinta-feira, 8 de setembro de 2011 - 19h46
No próximo dia 15, às 14 horas, no Teatro Banzeiros, a prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) fará o lançamento de um vídeo documentário sobre a Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco José Chiquilito Coimbra Erse. Localizada na comunidade de Aliança, na Linha 28 de Novembro, antiga Estrada da Penal, a 42 quilômetros da capital rondoniense, a história da escola se confunde com o surgimento da localidade.
A secretária municipal de educação, Maria de Fátima Ferreira, declarou que o documentário foi produzido pela diretora da escola, Maria de Fátima Lima dos Passos, escritora e autora de um livro de poesias. Ela contou com apoio de alunos, professores e moradores da região. O objetivo também é contar um pouco da história da comunidade e fazer um recorte sobre os avanços na educação rural, antes e depois da implantação do estabelecimento de ensino. É a primeira vez que o documentário será mostrado ao público.
Fátima Lima revela que o documentário é um pouquinho da história de Porto Velho que ainda não foi contada. “Vamos mostrar as ruínas da primeira escola construída na região. Há 100 anos atrás, alguém já se preocupava com a educação na localidade, o seringalista José Afonso Martins”, afirmou. A diretora da escola acrescentou que o público vai se surpreender.
Resgate histórico
Na avaliação de Fátima Ferreira, o documentário faz um resgate histórico da comunidade de Aliança a partir da existência da Escola Chiquilito Erse. “É uma obra muito importante, um material histórico e pedagógico, pois os moradores e os estudantes precisam conhecer e valorizar a sua própria história”, disse a secretária, acrescentando tratar-se de um trabalho muito relevante para todo o Município.
Para que o documentário se tornasse uma realidade, foi necessário realizar muitas pesquisas para definir o roteiro e os personagens a serem ouvidos. Posteriormente, Fátima Lima visitou e colheu depoimento dos moradores, dos professores e dos estudantes. Além disso, também ouviu a secretária Fátima Ferreira, que falou um pouco sobre a história da educação no campo, comparando o antes e o depois da gestão de Roberto Sobrinho.
Valorização
Fátima Ferreira declarou que uma iniciativa como essa valoriza ainda mais as ações da prefeitura na atual administração, que tanto investiu em prol de melhorias do aprendizado dos estudantes que moram nas comunidades rurais. Citou, ainda, investimentos em reformas e construção de novas escolas, contratação de novos profissionais, qualificação e aquisição de equipamentos modernos. A Escola Francisco José Chiquilito Coimbra Erse foi fundada em 2003, tem cinco salas de aulas e atende cerca de 200 alunos do 1° ao 9° ano do ensino fundamental.
Fonte: Augusto José
Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres
O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu
Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84
Abertas as inscrições do Processo Seletivo Unificado 2025/1
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia inicia as inscrições para mais de 4 mil vagas no Processo Seletivo Unificado (PSU/
Programa Saúde Escolar acolhe crianças e adolescentes e facilita o aprendizado em Porto Velho
Com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes, oferecendo ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde e bem-estar,