Quarta-feira, 2 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Você sabe o que é a Libras e como ela deve ser incluída nas escolas?



Ricardo Falzetta

No último dia 24 foi comemorado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, a Libras! A data marcou a Lei de Libras, sancionada em 24 de abril de 2002, e que, além de garantir à população com deficiência auditiva direitos fundamentais como a Educação, também reconheceu a língua como forma de comunicação oficial da comunidade surda no País. A Libras é uma língua como as demais: tem estrutura gramatical, facilita a comunicação de pessoas de um mesmo grupo e deve ser aprendida e estudada.  Vale lembrar que o estudo da Libras não exclui, no entanto, o ensino da Língua Portuguesa escrita.

Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) já havia estabelecido o direito de todas as crianças e jovens com qualquer tipo de deficiência de ser matriculados em classes regulares, ou seja, com alunos com e sem deficiência. Porém, foi somente em 2005, que o Decreto nº 5626 determinou que os alunos surdos têm direito a assistir aulas ministradas em Libras, facilitando a inclusão em escolas regulares.

A fim de garantir as condições para que as crianças e jovens com deficiência auditiva tenham os recursos necessários à plena aprendizagem, eles têm direito ao Atendimento Educacional Especializado, com professores que sejam licenciados em Libras e aulas com mais recursos visuais, por exemplo. Sendo assim, se o professor da turma não souber Libras, é necessário um professor a mais na aula, que esteja apto a usar essa linguagem.

Se for preciso, esse docente especializado deve também acompanhar o aluno com deficiência em horário alternativo, garantindo sua integração com os demais colegas e o auxiliando com eventuais dificuldades de aprendizagem. O atendimento especializado é um trabalho complexo, demorado, que não deve ser feito do dia para a noite, mas que é um direito! Caso ele não seja garantido, os pais ou a instituição de ensino devem cobrá-lo da Secretaria de Educação, ou de órgãos responsáveis pela garantia do direito à Educação, como o Conselho Tutelar e o Ministério Público.

É fundamental que as famílias e as escolas conheçam os direitos das crianças com deficiência para que eles sejam garantidos. Toda criança pode e tem o direito de aprender!

Se quiser saber mais sobre Educação Inclusiva, vale conhecer o Instituto Rodrigo Mendes e o Mais Diferenças, organizações que fazem um ótimo trabalho na área!
____________________________________________________

*Ricardo Falzetta é gerente de conteúdo do movimento Todos Pela Educação, jornalista e matemático. Atua na área de Educação há 20 anos, tendo sido repórter e editor da revista Nova Escola.
 

Fonte: Blog da ANDI

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 2 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em Rondônia podem ser feitas até 1º de abril

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em Rondônia podem ser feitas até 1º de abril

O ensino online continua sendo a melhor opção para quem busca se qualificar encurtando distâncias e ganhando tempo. Para atender esse público, o Ins

Governador Marcos Rocha fortalece ações estratégicas para prevenir queimadas em distritos de Porto Velho

Governador Marcos Rocha fortalece ações estratégicas para prevenir queimadas em distritos de Porto Velho

O compromisso do governador de Rondônia, Marcos Rocha com a preservação ambiental tem se traduzido em ações concretas para reduzir os impactos das q

Sebrae RO lança pré-aceleração de startups no IFRO Calama

Sebrae RO lança pré-aceleração de startups no IFRO Calama

Na noite do dia 25 de março, teve início o programa de pré-aceleração Sebrae Startup Garage, reunindo 30 alunos do Instituto Federal de Rondônia (IF

Faculdade da Prefeitura de Porto Velho é oportunidade para realização do sonho de ingressar em um curso superior

Faculdade da Prefeitura de Porto Velho é oportunidade para realização do sonho de ingressar em um curso superior

O sonho de se formar em uma faculdade é um objetivo de muitas pessoas. E esse desejo se tornou realidade para vários estudantes porto-velhenses atravé

Gente de Opinião Quarta-feira, 2 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)