Quinta-feira, 26 de abril de 2012 - 06h37
Dos sete meninos que nem conheciam a prática do esporte, há quatro meses, cinco foram premiados. Lucas Santos da Silva, de 12 anos, conquistou duas medalhas e foi o segundo lugar em kumitê (luta com adversário) e também segundo lugar em kata (apresentação de golpes). Lucas conta que treinou muito, mas as medalhas conquistadas foram uma surpresa. “Treinei muito pesado para conquistar o direito de ir para esta etapa do Campeonato Estadual, queria voltar para casa com uma medalha, quando ganhei duas fiquei surpreso e muito contente e agora vou treinar mais ainda para participar da segunda etapa em junho”, fala orgulhoso o menino morador do bairro JK 1 que deseja ser um atleta profissional.
A exemplo de Lucas o atleta da Casa da Juventude, Elias Gomes, 13 anos, também conquistou duas medalhas, ele foi 1º lugar em kumitê e 3º em kata. Fernando Rodrigues de Melo, 13 anos, se destacou levando o 1º lugar em kata. Denílson Daniel Passos, levou o 3º em kata e Matheus da Silva Leal, 12 anos, trouxe na mala a medalha de 3º lugar na luta com adversário (kumitê).
Estes garotos treinam duas vezes por semana a menos de 4 meses sob as orientações e comando do sansei Erivelton Duarte que conta como foi o Campeonato de Karatê: “Os nossos atletas que participaram do campeonato eram todos iniciantes, estavam competindo pela primeira vez e com atletas que na sua maioria já estão habituados a participar de competições, por isso foi uma grande surpresa cinco deles conquistarem medalhas”, conta o sansei.
Cinquenta alunos treinam na Casa da Juventude e como não havia condições de levar todos a Guajará-Mirim foram escolhidos os sete que mais se destacaram nos intensos treinamentos que antecederam a competição e segundo o sansei o próximo passo é preparar a garotada para participar da 3ª copa rondoniense de Karatê e a 2ª etapa do Campeonato Estadual de Karatê que acontece nos dias 02 e 03/06 no ginásio Eduardo Lima e Silva (Duduzão) em Porto Velho. A intenção é levar cerca de 30 atletas para este evento esportivo.
Os alunos que treinam Karatê na Casa da Juventude têm de 07 a 18 anos, vivem em situação de vulnerabilidade social, são beneficiários do programa Bolsa Família e encontraram no esporte uma alternativa de crescimento, mas vale lembrar que todos os alunos que freqüentam a Casa da Juventude participam das aulas de Ética e Cidadania e são incentivados a voltar ou manter-se estudando. Na Casa, os jovens tem acesso à cultura, lazer e qualificação profissional para que se tornem adultos disciplinados, responsáveis e preparados para o mercado de trabalho.
Fonte: Edina Silva
Campeonato estadual de ciclismo tem apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Esportes (Semes), participou ativamente da etapa que abriu o circuito estadual de cic
Projeto Voar abre inscrições para aulas gratuitas de natação e jiu-jitsu, em Porto Velho
O projeto do governo de Rondônia Voar, reconhecido por sua contribuição social ao oferecer atividades esportivas para crianças e adolescentes, está c
Projeto Viva Mais oferece atividades físicas gratuitas para idosos
Estão abertas as inscrições para as atividades físicas gratuitas para idosos, com idades a partir dos 60 anos. O projeto Viva Mais é desenvolvido pe
O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) tem servidores(as) de diversas áreas com atuação destacada em competições estaduais, nacionais e até inte