Sexta-feira, 13 de junho de 2014 - 19h48
A série de reportagens Minas na Copa apresentou o seu último vídeo, com destaque para a essência da arquitetura de Belo Horizonte. Nesta reportagem de desfecho, entram em campo os detalhes da diversidade arquitetônica da capital mineira, um diferencial para que os turistas e delegações, presentes em solo mineiro para acompanhar a Copa do Mundo, desfrutem da história e das riquezas culturais de Minas Gerais.
A Praça da Liberdade, concebida para ser o centro do poder executivo de Minas Gerais, em 1895, é um desses atrativos. Ela foi construída, originalmente, para abrigar os prédios do Palácio do Governo e secretarias do Estado, em estilo eclético, com influência neoclássica. Ao longo da história, a Praça incorporou novos edifícios com estilos arquitetônicos variados, como o Edifício Niemeyer e a Biblioteca Pública, em estilo moderno, o Palácio Cristo Rei em estilo Art Decó e o pós-moderno Rainha da Sucata. Hoje, é um dos cartões postais da cidade e reúne um precioso acervo histórico e cultural de Minas Gerais.
Os exemplos continuam por toda a cidade. Considerado símbolo da ousadia na arquitetura belo-horizontina, por causa das efígies de índios na fachada, o edifício Acaiaca, na região central da capital, por exemplo, foi inaugurado em 1947 e possui estilo art-déco. Já o Complexo da Pampulha foi construído pelo ex-prefeito Juscelino Kubitschek, a partir dos anos 40. Para a construção, o ex-prefeito contou com a ajuda do arquiteto Oscar Niemeyer, do paisagista Burle Marx e do pintor Candido Portinari.
Outro ponto de destaque em Belo Horizonte é a Pampulha. A região é símbolo da história de Minas e do Movimento Moderno Brasileiro. Lá, os turistas podem encontrar monumentos como o Iate Clube (1944), o Cassino (1943), a Casa do Baile (1943) e a Igreja São Francisco de Assis (1945).
Os vídeos da série Minas na Copa foram produzidos pela Superintendência Central de Imprensa do Governo de Minas Gerais. A série começou com um vídeo sobre o Mineirão, o palco de Minas na Copa. No segundo episódio, o Mercado Central de Belo Horizonte foi o tema, e a gastronomia foi retratada no terceiro. O quarto vídeo mostrou o Circuito Cultural Praça da Liberdade e o quinto, os "barzinhos" da capital. No sexto, o tema foi o artesanato mineiro e, no sétimo, as cidades históricas mineiras.
Inscrições abertas para Copa Sesc 2025
O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio está com inscrições abertas para a Copa Sesc 2025. As inscrições seguem abertas até o dia 17 de
Campeonato estadual de ciclismo tem apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Esportes (Semes), participou ativamente da etapa que abriu o circuito estadual de cic
Projeto Voar abre inscrições para aulas gratuitas de natação e jiu-jitsu, em Porto Velho
O projeto do governo de Rondônia Voar, reconhecido por sua contribuição social ao oferecer atividades esportivas para crianças e adolescentes, está c
Projeto Viva Mais oferece atividades físicas gratuitas para idosos
Estão abertas as inscrições para as atividades físicas gratuitas para idosos, com idades a partir dos 60 anos. O projeto Viva Mais é desenvolvido pe