Quinta-feira, 22 de agosto de 2013 - 15h40
O deputado Adelino Follador (DEM) disse ontem que o Poder Legislativo do Estado de Rondônia está preparando uma homenagem ao atleta paralímpico Mateus Evangelista para premiar seu esforço nos esportes e na vida, tão importante e significativo para distinguir Rondônia no cenário esportivo mundial.
Para o deputado, autor da homenagem, tanto o atleta como seu técnico, o professor Sílvio Corsino (Escola Joaquim, Vicente Rondon), são dignos de todo reconhecimento do povo rondoniense, o que a Assembleia Legislativa faz oficialmente, esperando que este ato sirva de estímulo para outros atleta como Mateus, que podem estar por aí escondidos, no anonimato.
Follador revelou-se impressionado com o desempenho do atleta, observando que ele se destaca em dois esportes, no atletismo e futebol, como goleiro, e atualmente é líder mundial na categoria de salto a distância. Para o deputado Mateus é promessa rondoniense para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 em que disputará pela Seleção Brasileira Paralímpica Sub-21 de Futebol de Sete, e pela Seleção de Atletismo Brasileira.
O deputado disse que por tudo isso é que o Poder Legislativo de Rondônia vai prestar esta homenagem a ele, cuja data será anunciada nos próximos dias, em função do calendário de atividades da Assembleia Legislativa. “O certo é não podemos deixar de prestigiar um jovem como este que empresta seu esforço e talento, em que pese suas dificuldades, para elevar o nome de Rondônia”, disse.
HISTÓRIA DE LUTA
Adelino Follador disse que Mateus Evangelista tornou-se conhecido recentemente, com os seus feitos no atletismo, com resultados que passaram a ter importância até virarem leitura obrigatória em diversos meios de comunicação, inclusive nos especializados. Eles contam a história de perseverança de Mateus (globoesporte.globo.com/ro):
“Tudo começou em 2003, quando ele ainda tinha 12 anos. Ao assistir uma palestra do professor, Sílvio Corsino, na Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon, em Porto Velho, (RO), Mateus iniciou o sonho de se tornar atleta, contando com o apoio do dedicado tutor, que passou a treiná-lo.
- Ele mesmo se apresentou, foi na palestra e pediu informações. Foi neste momento que eu conheci o Mateus – conta Sílvio.
Mateus nasceu com paralisia cerebral. O fato trouxe sequelas para ele do lado direito. Mãos e pés ficaram atrofiados.
- No dia em que nasceu, percebi que ele tinha um começo de paralisia - diz o pai de Mateus, Lardivinio Evangelista.
Contudo, isso não o impediu de sonhar, e desde que começou a ser treinado pelo professor Sílvio, o menino sempre mostrou o seu talento. Com velocidade, impulsão e elasticidade, o garoto, hoje com 19 anos, já coleciona troféus.
Atualmente, o atleta rondoniense também treina no Centro de Treinamento de Alto Rendimento de São Caetano do Sul, São Paulo, um dos mais modernos CTs de atletismo brasileiro. O menino já é uma promessa brasileira do salto em distância e nos 100 metros rasos.
- Nós sabemos que podemos aproveitar o Mateus como paratleta durante umas três ou quatro paralimpíadas - afirma o técnico da Seleção de Atletismo Brasileira, Cássio Damião.
Mateus também é goleiro da Seleção Brasileira Paralímpica Sub-21 de Futebol de Sete.
- Ele domina tanto as bolas no alto, quanto as bolas rasteiras. Ele também tem ótima reposição de bola. Isso é que faz um goleiro ser completo - ressalta Paulo Cabral, técnico da Seleção Sub-21 de Futebol Sete.
Fora dos treinamentos em São Caetano, o dia a dia em Rondônia não é nada fácil. Sem boas condições de treinamento por aqui, Mateus enfrenta muitas dificuldades para conseguir se dedicar ao esporte. O garoto, que já foi flanelinha e também já dirigiu o táxi do pai, hoje, consegue se dedicar somente ao esporte, por conta dos R$ 925 reais que recebe do Bolsa Atleta, um programa do Ministério do Esporte”.
Fonte: Ascom
Empregado da Jirau Energia representa Rondônia na 99ª São Silvestre
O colaborador da Jirau Energia, Márcio Lima de Souza, de 43 anos, teve a oportunidade de representar Rondônia na 99ª Edição da Corrida Internacional
A equipe Sociedade Vida Ativa concluiu sua participação na Copa de Acesso de Basquetebol em Cadeira de Rodas, realizada em Niterói (RJ), com resulta
Com a participação de atletas, professores, familiares, responsáveis e amigos, a Prefeitura de Porto Velho, por meio Secretaria Municipal de Esporte e
Ginastas rondonienses brilham em abertura de campeonato de Kung Fu Wushu
A abertura do III Campeonato Interestadual de Kung Fu Wushu, realizado em Pimenta Bueno aconteceu no dia 24 de novembro, onde contou com uma apresen