Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 - 21h24
Dois atletas de xadrez de Porto Velho vão representar Rondônia na fase semifinal do Campeonato Brasileiro de Xadrez, em Belém, no Pará, entre 29 de outubro e 1º de novembro. Servidor público lotado na Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), Jefferson Rian, de 42 anos, e seu filho Vinícius Rian, de 12 anos, foram convidados pela Federação Brasileira de Xadrez para participar da competição, após o bom resultado alcançado pelos dois no Campeonato Aberto de Manaus, no início de setembro.
Pai e filho têm o apoio da Prefeitura de Porto Velho, através da Sempla e também da Secretaria Municipal de Esportes (Semes). A deputada Epifânia Barbosa e o secretário municipal de Agricultura, José Wildes, também apóiam os dois atletas, únicos representantes de Porto Velho e também de Rondônia em competições nacionais nessa modalidade.
Em Belém, pai e filho vão enfrentar alguns dos melhores enxadristas do País, como os campeões estaduais do Norte e Nordeste, além de convidados da Federação do Pará. Vinícius voltou de Manaus como campeão na sua categoria sub Com o 12º lugar entre 58 participantes, Tricampeão estadual rondoniense, Jefferson superou os 2 mil pontos no seu ranking nacional, o que o fez merecer o convite para jogar o Brasileiro.
Com o apoio do pai, Vinicius Rian começou a jogar xadrez com 5 anos de idade. Sabidamente, esse esporte permite um desenvolvimento intelectual nas crianças e levou o garoto a um excelente desempenho escolar, como conta Jefferson. “A ponto do Vinícius fazer um exame de proficiência na Escola Municipal Guaporé, em Porto Velho, e ser aprovado para saltar da 2ª para a 3ª série”, conta o pai. Hoje, Vinícius é aluno da 7ª série no Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra e mantém seu bom desempenho escolar.
A Federação Rondoniense de Xadrez tem feito previsões de que esse esporte está retornando com força total aqui no estado. Quatro novos clubes estão sendo fundados em Guajará Mirim, Rolim de Moura, Ariquemes e Cacoal, onde devem ocorrer Copas de xadrez no futuro.
Admiração
Na manhã desta quarta-feira (21/09) o prefeito Roberto Sobrinho fez questão de receber os dois atletas e parabenizá-los pelo bom desempenho. “Tenho muita admiração por este tipo de modalidade, em que é preciso muita concentração e raciocínio e quando vejo as pessoas e principalmente crianças interessadas pelo xadrez, fico muito feliz, porque sei que isto vai ajudar também no seu desempenho escolar e na vida como um todo. Pois requer interesse, dedicação e acaba contribuindo com as disciplinas de exatas que exigem concentração e raciocínio”, disse o prefeito.
Vinicius concordou com o prefeito e disse que tem melhorado muito na escola. “Aprendi a raciocinar muito jogando xadrez e tenho muita concentração também, e o mais legal é que a gente acaba fazendo muitas amizades pois é um esporte que as pessoas admiram e querem sempre saber um pouco mais”, conta.
O também jogador e orgulhoso pai de Vinicius, comemora o resultado que o filho e ele tiveram e destaca que sonha um dia em ver o xadrez como uma disciplina das escolas de todo o país. “Torço todos os dias para que isso aconteça. Vai ser bom pra todo mundo”, enfatiza.
O anseio de Jéferson também é o da prefeitura de Porto Velho que através da Semes está planejando implantar uma escolinha de xadrez a partir de 2012. O secretário municipal de Esportes Klebson Lavor salienta que ainda está definindo o local para instalar o núcleo, que seria o primeiro passo para se realizar competições municipais nesse esporte.
Róbinson Gambôa e Meiry Santos
Fotos: Frank Néry
Times de basquete e vôlei de praia de Rondônia conquistam medalhas de bronze nos Jogos da Juventude
Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino de Rondônia subiram ao pódio mais duas vezes com os times de basquete feminino e vôlei de praia mascul
Os atletas de kung fu Ysabeli Nicoli Rabelo de Paula, de 10 anos e Matheus Felipe Archanjo de Lima, de 12, do município de Pimenta Bueno, participara
Excursão para a final da Libertadores na Argentina
Excursão LibertadoresPorto Velho x Argentina Saída: 25/11 - 19hLocal: Clube do Botafogo (Jorge Teixeira)Retorno: 01/12 - 14hValor individual: R$1250,0
JIFRO 2024 inicia dia 18 de novembro em Porto Velho
Os Jogos do Instituto Federal de Rondônia - JIFRO 2024 ocorrem de 18 a 22 de novembro e têm como sede os campi da capital, Porto Velho Zona Norte e