Segunda-feira, 28 de novembro de 2011 - 16h12
Muita gente foi ao anfiteatro do Parque da Cidade no final da tarde de sexta-feira, dia 25, participar do baile da Tenda do Esporte, uma aula temática de dança de salão promovida pela prefeitura, através da secretaria municipal de Esportes (Semes), em parceria com a Fundação Cultural Municipal Iaripuna e Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres. O objetivo foi oferecer ao público atividades para fortalecer a convivência social, dentro do Projeto Tenda Esporte e Academia Alternativa.
A atividade também faz parte da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que acontece no mundo inteiro no final de novembro. Conforme a coordenadora do Projeto, Alda Cristina Barbosa, o baile reuniu o pessoal que participa das aulas de dança de salão que ocorrem durante a semana no Parque, mas também foi aberta ao público em geral.
Entre os ritmos preferidos estavam o forró, dance, retrô, samba e boleros. Cada participante recebeu de presente um CD com as principais músicas tocadas durante o baile. O material foi oferecido pela Fundação Iaripuna, e serviu como recordação da festa. “Nosso foco é a qualidade de vida das pessoas. Pretendemos realizar esse baile todos os anos, entrando par ao calendário oficial da cidade”, salientou a secretária adjunta da Semes, Cleidemara Alves.
Para receber os dançarinos, o anfiteatro recebeu uma decoração especial. O carro de som que divulga a coleta seletiva do lixo pela cidade foi usado para animar a festa. Como ocorre todos os dias de segunda a sexta-feira no parque, outras quatro atividades foram oferecidas ao público, no escritório do Parque, ao lado do anfiteatro. Fisioterapeutas, professores de educação física e estagiárias de nutrição e enfermagem prestavam orientações sobre saúde, exercícios físicos, alimentação e aferição da pressão arterial. Duas vezes por semana, o projeto oferece também ginástica localizada e alongamento. “Nosso público é bastante variado, com pessoas dos 8 aos 80 anos”, lembrou Cleidemara.
Estagiária de Nutrição, Alessandra Ailime destacou que a reeducação alimentar, alterando os hábitos à mesa, é o primeiro passo para quem busca por mais qualidade de vida. Tanira Monteiro, estudante de enfermagem, conta que a avaliação serve para descobrir se a pessoa está apta para iniciar com os exercícios. O árbitro de futebol profissional e professor de educação física Arnildo Lino dos Santos dá dicas sobre como se exercitar da forma adequada, conforme a idade da pessoa, e aconselha a todos 30 minutos de atividades diárias.
O policial militar Elias neves, de 51 anos, que freqüenta as aulas de dança durante a semana, foi ao parque dançar com as colegas. “A cidade ganhou esse importante espaço para o entretenimento. A prefeitura está de parabéns”, disse. Julio Vaz, de 30 anos, levou a filha, a pequena Luci Marildes, de 8 anos, ao baile. Mas a menina ficou nas arquibancadas, onde muita gente acompanhou o baile. “A mãe está viajando, não pode vir”, explicou ela. A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, setor da prefeitura ligado ao Gabinete do Prefeito, foi ao Parque participar da abertura do evento, e acabou participando das aulas de dança junto ao público. “Integração social e diversão, lazer, são fundamentais para a qualidade de vida”, salientou.
Fonte: Róbinson Gambôa
Foto: Quintela
Empregado da Jirau Energia representa Rondônia na 99ª São Silvestre
O colaborador da Jirau Energia, Márcio Lima de Souza, de 43 anos, teve a oportunidade de representar Rondônia na 99ª Edição da Corrida Internacional
A equipe Sociedade Vida Ativa concluiu sua participação na Copa de Acesso de Basquetebol em Cadeira de Rodas, realizada em Niterói (RJ), com resulta
Com a participação de atletas, professores, familiares, responsáveis e amigos, a Prefeitura de Porto Velho, por meio Secretaria Municipal de Esporte e
Ginastas rondonienses brilham em abertura de campeonato de Kung Fu Wushu
A abertura do III Campeonato Interestadual de Kung Fu Wushu, realizado em Pimenta Bueno aconteceu no dia 24 de novembro, onde contou com uma apresen