O brasileiro Rubens Barrichello venceu o Grande Prêmio da Itália na manhã deste domingo. Companheiro do veterano na Brawn GP, o inglês Jenson Button chegou na segunda colocação em Monza, mas viu sua vantagem na liderança do Mundial diminuir. O finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, chegou em terceiro. CLIQUE E ASSISTA VÍDEO.
A quatro etapas do final da temporada, Jenson Button chega aos 80 pontos na tabela de classificação e Barrichello fica com 66. Assim, a vantagem que já foi de 27 pontos cai para 14. A próxima
corrida será realizada no dia 27 de setembro, em Cingapura.
AFP
Barrichello festeja terceira vitória em Monza
Piloto com mais provas disputadas na Fórmula 1, Rubens Barrichello conquistou sua a 11ª vitória na carreira (iguala o compatriota Felipe Massa), a terceira em Monza e a segunda na temporada, já que ele também ganhou em Valência. O triunfo do veterano na Itália é o 101º de um piloto brasileiro na Fórmula 1.
Ao longo das 53 voltas da prova, Barrichello viu sua estratégia se comprovar eficiente. O brasileiro era o mais pesado entre os 10 primeiros colocados no grid. Ele largou bem, fez apenas uma parada e ultrapassou seus principais concorrentes nos boxes para vencer.
A corrida - Quinto colocado no grid, Barrichello foi inteligente e superou Heikki Kovalainen logo nos primeiros metros da prova. O piloto da McLaren foi para cima e tentou recuperar a posição, mas o brasileiro soube como se defender. Em seguida, Button também ultrapassou o finlandês.
O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, se manteve na ponta. Depois de largar em terceiro, Raikkonen tomou o segundo lugar do alemão Adrian Sutil, da Force India. Ainda na primeira volta, o australiano Mark Webber teve sua Red Bull tocada pela BMW do polonês Robert Kubica e deixou a prova.
Depois de ver o companheiro Mark Webber sair da prova, o alemão Sebastian Vettel lutava para deixar as últimas colocações. Com os dois pilotos da Red Bull fora da disputa pelas primeiras colocações, a briga entre Rubens Barrichello e Jenson Button ficou ainda mais acirrada.
O brasileiro largou com 1,5kg a mais que seu companheiro, parou para reabastecer uma volta depois e voltou à frente de Button. A 19 voltas do final, Raikkonen era o líder da prova, seguido por Adrian Sutil. Rubens Barrichello era o terceiro colocado e o britânico, o quarto.
Na 34ª volta, Hamilton fez sua segunda parada e voltou atrás dos dois pilotos da Brawn
GP. Três voltas depois, Raikkonen e Sutil foram juntos aos boxes e tiveram problemas. O alemão, inclusive, chegou a derrubar um mecânico. Desta forma, a corrida ficou nas mãos dos dois líderes do Mundial.
Rubens Barrichello não teve sua posição ameaçada até o final da corrida. Já Jenson Button precisou se defender de Lewis Hamilton. Na última volta da corrida, o britânico perdeu o traçado e deixou a prova. Assim, o terceiro lugar caiu no colo de Kimi Raikkonen.
Fonte: Gazeta Esportiva